No Sul de Minas, em plena Serra da Mantiqueira, a 1.050 metros de altitude, existem paisagens inspiradoras, recantos aconchegantes, modo de vida tranquilo. Um local perfeito para o ecoturismo. Esse lugar se chama Aiuruoca, nome indígena da pequenina cidade que significa “Toca do papagaio”, graças à enorme quantidade de papagaios que existiam nas montanhas da região. A regra em Aiuruoca é relaxar e curtir as belezas da Mata Atlântica, numa região com inúmeras cachoeiras, trilhas, montanhas e bosques de araucárias.

Um lugar tão privilegiado que o visitante pode participar de atividades de turismo rural, ecológico, esportivo, de saúde, e também do turismo cultural. Seu acervo arquitetônico urbano e rural, as festas religiosas e as manifestações populares revelam as tradições e as histórias dessa secular comunidade. No inverno, as temperaturas são extremamente baixas, conferindo ao local um charme especial, ideal para aproveitar as simples, mas confortáveis pousadas da região.

Obs.: Este município pertence ao Circuito Terras Altas da Mantiqueira.

Dicas de Viagem

O Pico do Papagaio é um dos principais atrativos da cidade.A origem do nome do pico deve-se à presença de grande quantidade dessas aves no local. O pico tem a forma arredondada desenvolvendo-se em sentido horizontal, com várias pontas, terminando com uma grande rocha de altitude aproximada de 2.100 metros. Nele encontram-se muitas nascentes d'água. O acesso é feito por trilhas estreitas de terra, acessíveis a pé ou a cavalo, não há infraestrutura nestes percursos. No sopé da montanha existem muitas propriedades particulares dentre elas, a comunidade Santo Daime.