Localizado no alto da Serra da Mantiqueira, esta pequena cidade é privilegiada por ter grande parte do seu território em áreas de preservação. Isso devido à presença dos Parques: Nacional do Itatiaia, Estadual Serra do Papagaio e pela APA (Área de Preservação Ambiental) Serra da Mantiqueira. Além disso, faz parte do Caminho Velho da Estrada Real. O clima é ameno no verão e chega a ser rigoroso no inverno.

Itamonte é hospitaleira como toda boa casa mineira, com várias opções de hospedagem. Além da típica culinária mineira, a cozinha de Itamonte oferece em seu cardápio a truta e o pinhão. O artesanato é diversificado, tanto na técnica como nos materiais (lã,cipó, palha de milho, palha de taboa, retalhos, bambu, sementes, madeiras rústicas e outros).

Escalada, rapel, acqua ride, canoagem, rapel em cachoeira, tirolesa, cavalgadas, ciclismo de montanha, arborismo infantil, vôo livre (asa delta e parapente), passeios 4×4, pesca esportiva, caminhadas e travessias são opções de lazer que Itamonte oferece tanto no verão quanto no inverno.

 

Dicas de Viagem

Itamonte é uma boa pedida tanto para os que adoram o friozinho das montanhas para curtir a Serra, descansar e apreciar a culinária peculiar do Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira: Truta, pinhão e comida mineira de fogão á lenha, como para os aventureiros de plantão!
As trilhas são incríveis com visual sem igual e variado nível de dificuldade, próprio para todos os públicos: desde crianças e idosos a atletas.  
Conhecer o Parque Nacional de Itatiaia deve constar no roteiro, bem como a trilha para a Pedra do Picú, as Trilhas da Serra Fina, o Parque Estadual da Serra do Papagaio, o histórico trajeto da Volta do 80, descer o rio de Aqua Ride e praticar vôo livre.
Você pode ainda fazer cicloturismo, cavalgada, escalada e rapel.

Outros destinos

Cruzília | Tombos | Muriaé | São Tiago | Augusto de Lima |