Serra do Cipó (Distrito de Santana do Riacho)

Parque Nacional Serra do Cipó

Descoberta na época dos bandeirantes, a Serra do Cipó já foi conhecida como Serra da Lapa e Serra da Vacaria. Para resguardar sua diversidade natural, foi criado em 1984 o Parque Nacional da Serra do Cipó, em uma área de aproximadamente 330 quilômetros quadrados. Seu objetivo é a proteção da fauna e da flora da Serra do Cipó, das bacias de captação do rio Cipó, afluente do rio das Velhas, e a preservação das belezas cênicas da região.

A região do Parque Nacional da Serra do Cipó é formada por vários rios, cachoeiras e campos, relevo acidentado e clima tropical. No que diz respeito à fauna da região, o território do Parque conta com dezenas espécies de mamíferos, anfíbios e aves. Além disso, a multiplicidade de espécies vegetais é tão grande que a região encontra-se permanentemente florida durante todas as estações do ano. Tanta variedade e harmonia entre pedras, plantas e flores rendeu ao Cipó o título de “Jardim do Brasil”, dado pelo renomado paisagista Burle Marx na década de 50.

O Parque Nacional Serra do Cipó é reconhecido, também, pelas suas inúmeras cachoeiras, canyons, e paredões para a prática de alpinismo, sem falar nas cavernas e trilhas próprias para os amantes de “mountain bike” e caminhada.

 

Serra do Cipó

Localizada a apenas 100 km de Belo Horizonte, com acesso por estrada asfaltada, a Serra do Cipó constitui um dos sistemas naturais mais fantásticos do mundo, com seus 34 mil quilômetros quadrados de área de preservação, considerada por paisagistas renomados como o jardim botânico do Brasil.

A Serra do Cipó oferece aos visitantes uma variedade de rios, cachoeiras, canyons e cavernas arqueológicas com inscrições rupestres e uma grande variedade de pousadas. O clima é sempre muito agradável durante todo o ano e vem se tornando reduto favorito para os que têm predileção pela natureza e suas incontáveis belezas.

Distrito de Santana do Riacho, este destino faz parte do Circuito Serra do Cipó.

Veja as cidades relacionadas;

  • Santana do Riacho
  • Jaboticatubas
  • Conceição do Mato Dentro
  • Congonhas do Norte
  • Dom Joaquim
  • Nova União



  • Fundação:

    Municípios Limitrofes
    Verificar cidades relacionadas

    Distritos
    Verificar cidades relacionadas

    Distância de Belo Horizonte(Capital): 0 km

    Circuito:

    Verificar cidades relacionadas

    Latitude: 0.0000

    Longitude: 0.0000


    População Total (Hab.): 0


    Área Total Município (Km²): 0,00 km²

    Altitude Média: 0 metros

    Temperaturas Média Anual (°C): 0°C

    Temperatura Mínima (°C): 0°C

    Temperatura Máxima (°C): 0°C


    Período Seca: Verificar cidades relacionadas

    Período Chuva:

    veja mais vídeos e fotos nos nossos canais no:

    Anterior
    Próximo

    Nenhum item encontrado

    Banner
    Share this on Orkut!    
    Muitas pessoas já espalharam Minas Espalhe você também!
    Siga-nos:
    Últimas no twitter
    • Anterior
    • Próximo
    • Ainda dá tempo! Visite o 4º Salão Mineiro do Turismo. Das 10h às 20h, no Minascentro. Entrada Gratuita. - 36 minutos - @turismo_mg
    • Cardápio de produtos da região das Águas é lançado durante 4º Salão Mineiro do Turismo. Confira! http://t.co/pGTZtQGc - 15 horas - @turismo_mg
    • Seminário destaca uso de novas técnicas de gestão e de divulgação na política do turismo http://t.co/mWMUswVR - 16 horas - @turismo_mg
    • Turismo social foi tema de palestra no Salão do Conhecimento, durante o 4º Salão Mineiro do Turismo. Confira! http://t.co/rE0hXHps - 16 horas - @turismo_mg
    • Confira como foi a abertura do 4º Salão Mineiro do Turismo http://t.co/9hg2Y5vj - 17 horas - @turismo_mg