Pontenovense Futebol Clube

Ponte Nova

Histórico:

"Tudo começou em 1911, quando um grupo de cidadãos pontenovenses resolveu criar um clube de futebol.

Na realidade, o interesse por aquele esporte de origem bretã vinha crescendo nas grandes cidades brasileiras. À exceção do Botafogo de Futebol e Regatas, que surgiu em 1894, todos os outros grandes clubes surgiram nas primeiras décadas do século XX. O Fluminense Futebol Clube apareceu em 1902 e o Esporte Clube Corinthians foi fundado em 1º de setembro de 1910.

Depois das primeiras reuniões, aqueles senhores fundaram, festivamente, o Pontenovense Foot-Ball Club, no dia 11 de outubro de 1911, precedendo, até mesmo, clubes como o carioca Clube de Regatas Flamengo e o paulista Sociedade Esportiva Palmeiras, ambos de 1914.

O médico, fazendeiro e, então, governante de Ponte Nova, Caetano Machado da Fonseca Marinho cedeu uma vasta área plana, da sua Fazenda do Engenho, para os treinos do time. Em 1913, o “stadium” já contava com os vestiários e os serviços de água e luz.

A primeira grande vitória do Clube, em uma partida oficial, ocorreu em 1914, quando ele derrotou a equipe da vizinha cidade de Viçosa. Em outras excursões, como às cidades de Juiz de Fora e Belo Horizonte, o time local obteve vitórias memoráveis.

O Pontenovense se estruturou com o passar do tempo. Em 1923, foi publicado o seu primeiro Estatuto; em 1926, foi criada, também de forma pioneira na região, a equipe de basquetebol e, em 1929, foi instalado o seu Departamento Recreativo.

No dia 18 de agosto de 1935, quando a Sede Social ainda funcionava em imóvel alugado, foi inaugurada a Praça de Esportes, numa vasta área adquirida três anos antes, na Vila Oliveira. Aquele espaço ainda possuía quadras para a prática de Vôlei, Basquete e tênis.

O ano de 1950 também marca a história do Pontenovense. Com festas suntuosas inaugura-se a Sede Social, feita construir na Avenida Caetano Marinho.

Sete anos mais tarde, com as ruidosas apresentações dos “Aqualoucos” e do campeão sul americano de Saltos Ornamentais, foram inauguradas as duas piscinas da Praça de Esportes.

Outro acontecimento marcante, a criação do Departamento Cultural do Pontenovense Futebol Clube, ocorreu no ano de 1958. Em ofício encaminhado aos associados, o referido Departamento informava que entraram em atividade:
1 - Biblioteca (livros, revistas e jornais, para adultos e crianças).
2 - Secção de Xadrez e Damas.
3 - Escolinha de modelismo (aeromodelismo, modelismo naval)
4 - Jardim de Infância (dentro dos modernos princípios didáticos)
5 - Concursos de arte, com prêmios destinados aos expositores e participantes.
6 - Criação do Boletim do Clube.
7 - Escola de Ballet.
8 - Concertos e Recitais.
9 - Exposição de Artesanato e Artes Plásticas.
10 - Cursos Práticos de Línguas
11 - Exibição de Filmes para adultos e crianças.
12 - Excursões Culturais.
13 - Instituição do Clube do Disco e do Cinema.
14 - Palestras periódicas (Literatura, Economia, Educação, Sociologia, Política, Administração, Relações Públicas, Legislação Fiscal e Trabalhista).

Neste ano de 2011, o Pontenovense Futebol Clube estará comemorando o seu primeiro centenário. São cem anos de muita história e de muitas glórias."

Autor: Antonio Brant

Fonte das informações: Site do Pontenovense Futebol Clube (http://www.pontenovense.com.br/?pagina=destaque).

Rua Pedro Nunes Pinheiro, 266 - Vila Oliveira

CEP 35.430-119 - Ponte Nova - MG

Informações úteis

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Métodos de pagamento

Dinheiro

Acessibilidade