O pico do Papagaio é um dos pontos turísticos mais visitados de Aiuruoca. Possui 2.105 m de altitude e é a principal formação rochosa de uma cadeia de montanhas pertencente à Área de Proteção Ambiental da Serra da Mantiqueira, localizada no Parque Estadual da Serra do Papagaio. Possui diversos acessos, pelo Vale dos Garcias, Pelo Matutu ou Retiro dos Pedros. É uma caminhada que exige um relativo preparo físico, pois dura em média 4 horas de subida e 4 horas de descida. A vista lá de cima é emocionante e uma grade recompensa e também o percurso apresenta grandes surpresas e encantos. Pedimos que os visitantes sigam as condutas de mínimo impacto presentes nas placas e principalmente levem seus lixos embora e não façam fogo! Procure um guia ou um condutor local!

Tel.: (35) 3344-1924

turismo@aiuruoca.mg.gov.br

Estrada dos Garcias / Retiro dos Pedros / Matutu, , pico do papagaio -

CEP 37.450-000 - Aiuruoca - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

As trilhas que dão acesso ao Pico do Papagaio podem ser feitas partindo do Vale dos Garcias, do Vale da Pedra, Matutu, Retiro dos Pesdros e do Vale do Batuque. A dificuldade da Trilha varia entre nível médio e difícil a depender do pondo de partida. A duração do percurso leva aproximadamente de 4 horas por trecho.
Durante o percurso, o caminhante alterna entre Mata Atlântica e Campos de Altitude. Em diversos pontos há predominância de espécies como Candeias, Bromélias, campos rupestres e inúmeras espécies endêmicas, devido a altitude.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Caminhada, contemplação, escalada.

Acessibilidade