Faz parte do Conjunto Paisagístico do Garrafão e é uma pequena lagoa, também chamada pelos moradores do bairro de Lagoa Amarela, por causa de suas águas serem sempre lamacentas. Essa pequena e simbólica lagoa, é um atrativo forte que abastece um caudaloso volume no imaginário popular. Reza a lenda que, nessa lagoa, nos tempos da mineração descontrolada em solo alagoense, os escravos teriam escondido um garrafão de ouro, também cheio de ouro e o buscariam quando estivessem livres dos seus senhores. Porém, isso nunca aconteceu, contando-se que até hoje lá se encontra o valioso objeto. Acredita-se, ainda, que essa lagoa seja um remanescente da antiga e enorme lagoa aí existente, uma típica lagoa de altitude, esvaziada através do Túnel do Garrafão, para mineração de muito ouro e pedras preciosas que de Alagoa saíram nessa época histórica. Essa lenda deu nome ao bairro do município, construindo o imaginário histórico da cidade e aumentando, ainda mais, o potencial turístico do Bairro do Garrafão, o bairro mais promissor da cidade nesse aspecto.

Tel.: (35) 3366-1448

turismo@alagoa.mg.gov.br

Estrada Alagoa / Itamonte , Km 15, Ne - Garrafão

CEP 37.458-000 - Alagoa - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo-se do Centro da cidade, seguir pela LMG 881, Rodovia que liga a cidade de Alagoa a Itamonte, por onde se deve seguir por cerca de 15 km, até alcançar o alto da serra, o local denominado Alto do Capoeirão, na divisa geográfica dos dois municípios. Nesse ponto, verifica-se uma entrada à direita, sinalizada por placa, indicando a entrada para o Bairro. Já no Bairro Garrafão, seguir por cerca de 2,8 km adiante, e já se depara com uma planície linda, onde se encontram todos os atrativos que formam o Complexo Paisagístico do Garrafão, incluindo a Lagoa do Garrafão, ou Lagoa Amarela, situada bem à margem esquerda de quem chega, local que se coloca numa altitude acima dos 2000 metros.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

É um atrativo de fácil acesso e não há como estabelecer horário para visitação, alerta-se assim para o fato de ser o Garrafão palco de grandes e perigosas chuvas, clima muito frio e que é preciso estar preparado.

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação.

Acessibilidade