A Pedra da Campina, embora não muito alta, em relação aos demais picos de Alagoa, é uma imponente rocha de uns 600 metros de comprimento e uns 130-140 metros de profundidade, que oferece beleza e poesia ao caminho antigo que liga, em Alagoa, os Bairros Ilha das Cabras e Campina de Cima, estrada rural amparada à esquerda de quem vai, por esse paredão majestoso, a nordeste da cidade. Sua altitude deve estar em torno de 1400 m. Em seu lado sul, apresenta uma pequena, mas robusta mata na íngreme encosta. Em sua base, o terreno é “forrado” por pedras menores, de tamanhos e formas variadas, que conferem beleza rústica ao local sem, contudo, aumentar a dificuldade da trilha que se apresenta fácil e prazerosa.

Tel.: (35) 3366-1448 / 3366-1449

gabinete@alagoa.mg.gov.br

Estrada Alagoa / Aiuruoca , Km 2 - Ilha das Cabras

CEP 37.458-000 - Alagoa - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo-se do centro da cidade pela Estrada Municipal Alagoa-Aiuruoca, no km 2, entra-se na bifurcação à esquerda pela estrada em frente da capela de Sant'Ana e São Joaquim, no Bairro Ilha das Cabras e sobe-se por cerca de 500 m até o atrativo.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Embora se localize em propriedade particular a Pedra da Campina localiza-se à margem de uma trilha que liga os bairros Ilha das Cabras e Campina de Cima, portanto, abertos à visitação pública.

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Fotografias, apreciação da beleza cênica, meditação

Informações complementares

Até a Capela de Sant’Ana e São Joaquim, a 2 km do centro da cidade, ainda se pode levar portadores de deficiências físicas, todavia, na escalada para além dos acampamentos, não há adaptação possível para que seja possível levá-los.

Acessibilidade