Possui 2.539 m de altitude, acesso íngreme feito por trilhas estreitas compostas por campos de altitude, sendo recomendado a contratação de guias turísticos. A novidade está na subida pela face leste do cume, passando por antigos caminhos escondidos pela densa floresta que protege rios e nascentes tributários do Rio Verde. O trekking continua em ascensão e a mata dá lugar aos campos de altitude, até alcançar o ponto culminante do Parque, de onde se tem uma visão de 360º da região, sendo possível contemplar o maciço do Itatiaia, a Serra Fina (Pedra da Mina e Pico dos Três Estados), a Mitra do Bispo, a Careta, o Papagaio, entre outras serras que compõem a magnitude do Complexo da Mantiqueira. Trekking, cume, contemplação, culinária local e lendas que contam as origens que dão nome à Serra do Garrafão fazem parte dessa jornada nada convencional.

Tel.: (35) 3366-1448

turismo@alagoa.mg.gov.br

Estrada Alagoa-Itamonte, km 15, s/nº - Garrafão

CEP 37.458-000 - Alagoa - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

São 2 os acessos mais usados: um deles pela Rodovia Osvaldo Martins de Barros que liga Alagoa a Itamonte, entra-se no km 15 à direita e segue-se por mais 5 km até o topo do Pico de Santo Agostinho. O segundo acesso utilizado é a estrada rural que liga o Bairro Engenho ao Bairro Garrafão, onde se fez, inclusive um asfalto ecológico em parte da estrada.


Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Recomenda-se a contratação de um guia acostumado com as dificuldades do local. Da mesma forma, aconselha-se que esse passeio seja feito em épocas de estiagem.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Acampamento e montanhismo.

Acessibilidade