O Poço das Saboneteiras, no centro da cidade, é o mais próximo para se tomar um banho nos dias quentes, com um convidativo gramado ao lado, onde se pode montar sombrinhas. O Poço das Saboneteiras, assim chamado porque nele ainda existe uma pedra saliente com buracos grandes, onde as escravas colocavam as barras de sabão enquanto ensaboavam as roupas dos senhores, entoando canções do continente deixado.

Tel.: (35) 3366-1448

turismo@alagoa.mg.gov.br

Rua Coronel Porfírio Mendes Pinto, s/n - Centro

CEP 37.458-000 - Alagoa - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Estando em Alagoa, buscar a Praça Manoel Mendes de Carvalho, no centro da cidade e, dali, descer pela Rua Coronel Porfírio Mendes Pinto até seu final, onde se encontra o Rio Aiuruoca e o Poço das Saboneteiras, abaixo da Ponte.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

O atrativo, embora precisando de uma reforma estrutural, pode ser visitado em qualquer dia e horário, apenas tomando-se os cuidados previstos para os locais assim.

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Banhos de rio em tempos quentes, banhos de sol no frio, encontro de amigos e de famílias.

Informações complementares

Por causa de suas características especiais de profundidade, foi o poço onde muitos alagoenses aprenderam a nadar, e onde se intensificou o costume de ir aos rios refrescar o calor, não somente para jovens, mas para toda a família.

Acessibilidade