O Bairro do Quilombo faz parte do imponente vale que o visitante descortina, quando entra em território alagoense, vindo de Itamonte. No alto Quilombo, as cristalinas águas que se destacam na drenagem do Bairro lá no vale, formam cachoeiras e interessantes quedas d'água muito apreciadas, tanto por munícipes, quanto por visitantes/turistas. As Quedas do Alto Quilombo exemplificam essa beleza, além de ser um ponto muito importante, porque seu manancial abastece os lares dos habitantes do bairro Quilombo. Com vários locais para banho e de beleza cênica, mas com entrada da trilha escorregadia e íngreme em tempos de chuvas fortes. O nível de dificuldade da trilha é médio.

Tel.: (35) 3366-1448

turismo@alagoa.mg.gov.br

Estrada Alagoa / Itamonte, Km 10,5 - Quilombo

CEP 37.458-000 - Alagoa - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo-se do centro da cidade de Alagoa, o visitante deve tomar, a sul, a LMG 881, Rodovia Osvaldo Martins de Barros e seguir por 8,7 km até um entroncamento que leva ao Bairro Quilombo, devidamente sinalizado por placa. No referido entroncamento, pega-se a estrada rural, à direita de quem vai e, por esse acesso secundário, seguir por 1,3 km até o atrativo, passando antes pelo centro do bairro, onde se encontra a Capela de Santa Teresinha, famosa por ter resistido de pé e intacta, à fúria da enchente de 2011, que devastou o Bairro.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Recomenda-se que o passeio seja guiado.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Banhos, meditação, trilhas, encontros de amigos, etc.

Informações complementares

É uma cachoeira muito pouco frequentada, está em área particular e por vezes, pode não ser recomendada a visita, principalmente em época de chuvas frequentes.

Acessibilidade