Os Xacriabá são um grupo indígena que habita o estado brasileiro de Minas Gerais, na margem esquerda do rio São Francisco (na Área Indígena Xacriabá) no município de Itacarambi (na Terra Indígena Xacriabá Rancharia) e vivem também em São João das Missões, numa reserva de 46 mil hectares (ha). No passado também eram chamados acroás e habitavam a Bahia, onde também foram chamados de coroás, o Piauí, onde foram chamados gamelas, e o estado de Goiás. Falam um dialeto da língua A’uwen. Os Xacriabá são a mistura de índio com negro. Quando os primeiros escravos foram trazidos para Minas Gerais, eles logo se relacionaram com os índios locais, formando, então os Xacriabá. Hoje em dia, os Xacriabá somente falam o português.Seu cacique, Domingos e o Índio Jair, professor na tribo estão retomando a pesquisa e o uso do dialeto Xacriabá, juntamente com outros índios mais velhos da aldeia e pesquisadores de outras cidades. Assim como em todas as tribos, o cacique porta durante todo o dia o seu cocar, para mostrar que está na liderança. E é muito respeitado dentre os habitantes da tribo

Tel.: (38) 99989-9400

Aldeia Peruaçu-comunidade Várzea Grande, -

CEP - Itacarambi - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo de Itacarambi sentido várzea Grande percorremos uma estrada de chão com longas subidas de serra percorremos 40 Km ate chegar a Aldeia Peruaçu ,depois mais 13 km ate a Aldeia Dizimeiro .

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Na chegada à aldeia os visitantes são recebidos pelos indígenas e levados à Casa de Reza, onde eles contam seus costumes, forma de vida, a história da aldeia, as lutas indígenas,conheceR a exposição de artesanato indígena, e se desejarem podem adquirir os produtos.

Necessário autorização prévia

Autorização dos caciques para entrar nas Aldeias .

Acessibilidade