Antiga Estação de Trem, em estilo eclético com destaque para as riquezas dos detalhes da fachada e do frontão, tendo a aparência de uma torre de um forte, o frontão possui três pequenas torres com uma face para o sul e outra para o oeste. A plataforma e o galpão de carga possuem também um rico detalhe nos desenhos; janelas e portas de dimensões avantajadas completam todo este conjunto arquitetônico que foi inaugurando em 1927, pertencia a Rede Sul Mineira de Viação – RMV; teve início as obras do ramal que ligava Delfim Moreira a Itajubá em 1920, e sua conclusão em 1928. Este ramal funcionou até 1961, sendo desativado devido o advento das rodovias. Fazem parte ainda deste conjunto arquitetônico ferroviário na sede do município dois pontilhões com o mesmo estilo arquitetônico, estão em bom estado de conservação, localizam-se no final da Rua Paulino Faria, pertenciam à continuidade do ramal da RMV, que levaria a linha de trem até o Vale do Paraíba descendo a serra da Mantiqueira até a cidade de Piquete-SP.

Tel.: (35) 3624-1679

Rua Paulino Faria e Rua Wenceslau Braz, -

CEP - Delfim Moreira - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Partindo da Praça da Matriz de N.S. da Soledade, seguir pela Rua Wenceslau Braz onde a mesma termina de frente para a Antiga Estação.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

São realizadas atividades Culturais, visitas auto guiadas, espaço destinado a ser o Centro Cultural de Delfim Moreira contendo sua história, períodos importantes, relatos do passado, acervos exposto e atividades relacionadas ao Patrimônio Cultural. Contando também com Centro de Informações Turísticas e demais atividades e informações relacionadas a atividade de Turismo no município.

Acessibilidade