A história da Estrada de Ferro Goiás faz parte da história de Araguari, pois o prédio significa, além da recuperação material e arquitetônica, a preservação da memória ferroviária e de tudo que ela representa para os araguarinos. O prédio da Estação de Passageiros é de grande importância histórica e beleza arquitetônica e foi inaugurado em 1928. A edificação sofreu ampliação que foi incorporada a leitura do edifício. As outras edificações que compõem o complexo ferroviário foram construídas no período de 1920 até a década de 1970 e possuem características próprias de cada época. O Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da antiga Estação da Estrada de Ferro Goiás, em Araguari-MG, foi construído a partir dos anos 1920. Hoje é sede do poder Executivo. Possui partido arquitetônico dominado pela simetria e composição volumétrica, com mirante e torreão na cobertura, terraço no segundo pavimento, sustentado por arcadas. Os vãos, com vigas em arco pleno e abatidas, distribuem-se harmoniosamente nos diversos painéis que organizam a fachada. Balaustradas vazadas e platibandas ornamentadas completam a decoração deste magnífico exemplar da arquitetura ferroviária.

Tel.: (34) 3690-3220

http://faec@araguari.mg.gov.br

Praça Gaioso Neves , 129, Prédio - Goiás

CEP 38.400-001 - Araguari - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Saindo da Praça Manoel, descer na travessa São Bento. Depois virar à esquerda na rua Rio Branco; e à direita na rua Virgílio de Melo Franco. E então entrar à esquerda na rua Joaquim Anibal, e seguir reto da na frente do palácio dos Ferroviários. Está localizado à uns 300 metros da UPA- Unidade Pronto Atendimento, e à uns 120 metros do conservatório de musica.


Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Quando existe um grupo chegando à cidade do qual se possui conhecimento, é acionado o órgão competente para fazer a recepção.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Visita em todo o complexo em especial ao Palácio dos Ferroviários sede do executivo e ao museu dos ferroviários

Acessibilidade

Portal Minas Gerais - Carnaval 2020