É uma das mais antigas usinas de Minas Gerais e faz parte do Patrimônio Histórico da cidade e da CEMIG. A Usina Hidrelétrica de Piçarrão foi inaugurada em 1923 e até os dias de hoje mantém estruturas da época.

Tel.: (34) 3690-3000 / 3241-6905 / 3241-5845

Fazenda Bom Jardim , SN, zona rural Bom Jardim - Zona Rural

CEP 38.440-000 - Araguari - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo da Praça Manoel Bonito, entra na Av. Minas Gerais , no sema faro entra pela esquerda pega a Rua Padre Anchieta prossegue após o segundo sema faro é Av. Vereador Geraldo Teodoro da Silva da de encontro com a Rodovia BR 050, faz o contorno no viaduto e segui pela direita na LMG 748 com destino a Indianópolis. Passando pelo setor industrial , do lado direito, há a indústria Selecta e Bungue. Em frente do lado esquerdo há uma placa da via ARmg que dá acesso à usina. Entra no km 8 e andar mais ou menos 11 km em estrada de terra batida ,que está em bom estado de conservação.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

A Cemig faz atendimento a partir de agendamento prévio com 15 dias de antecedência da visita a usina, sendo possível visitá-la de segunda-feira a sexta feira. Funcionários e técnicos mediam a visita. no período da manha das 9:00 às 12:00 horas ou no período da tarde 13:00 às 16:00 horas .

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Apresentação da casa de força com seus equipamentos antigos e está em pleno funcionamento (maquinários que vieram do exterior da Alemanha e Suica .
O visitante recebe todas as orientações de como funciona as turbinas antigas e as modernas .

Necessário autorização prévia

Envio de Oficio direcionado a diretoria da Cemig em BH.

Informações complementares

Entre 1923 e 1925 a Cia. Prada de Eletricidade construiu e instalou a Usina do Piçarrão, a 11Km da cidade, sendo utilizada a cachoeira do ribeirão como fonte geradora de energia. Os geradores de 500 Kv cada um, fornecia energia inclusive para a cidade de Uberlândia.
Implantada à margem direita do Ribeirão, em área de grande beleza, caracterizada pela vegetação natural do cerrado, e contento uma cachoeira exuberante com uma altura de 40 metros..diante da construção da usina ela foi preservada

Acessibilidade