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Arquivo Público da cidade de Belo Horizonte

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso dos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade. Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos da cidade de Belo Horizonte. Para garantir o acesso a toda essa documentação, profissionais de diversas áreas trabalham em ações que envolvem gestão de documentos, conservação, organização e arranjo dos conjuntos documentais. Não é necessário agendamento para acessar o acervo disponível na Sala de Consultas do APCBH. É preciso apenas de identificar. Para auxiliar a pesquisa são disponibilizados instrumentos como guia, inventários, catálogos e outros, além de ser possível a pesquisa pela internet O site da instituição traz as coleções de revistas e dos relatórios dos prefeitos, bem como diversas informações sobre o Arquivo Público, suas atividades, eventos, instrumentos de pesquisa e outras publicações.

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  • Localização

    Urbana

    Rua Itambé, 227 - Floresta

    CEP 30.150-150 - Belo Horizonte - MG

  • Pontos de Referência

    Próximo ao viaduto Santa Tereza

  • Horário de Funcionamento

  • Observação sobre funcionamento

    Os atendimentos presenciais estão temporariamente suspensos em razão da pandemia da Covid-19. Para acesso à sala de consultas, entre em contato exclusivamente pelo e-mail apcbh@pbh.gov.br, e agende sua visita. A confirmação será dada em até 48 horas. Serão disponibilizadas 2 vagas para consulentes no horário da manhã, de 9h às 12h30, e 2 vagas para o horário da tarde, das 13h30 às 17h.

  • Tipo de Visita

    Não guiada;Auto-guiada;

  • Entrada

    Franca

  • Atividades Realizadas

    Pesquisa sobre documentos do poder executivo municipal. No local há uma biblioteca onde é possível obter informações sobre a história da cidade.

  • Acessibilidade

3.30
(150)

Belo Horizonte

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