O edifício da Biblioteca Pública Estadual segue as linhas sinuosas que caracterizam a arquitetura de Oscar Niemeyer criada em 1954. Apesar de construídos apenas três andares dos cinco previstos para o corpo principal, o edifício é leve, claro, convidativo e sedia um importante equipamento cultural do estado. O edifício apresenta vários espaços destinados a diferentes manifestações culturais, desde sala de multimeios a espaço de exposições, passando por biblioteca de livros raros e atendimento ao público em geral. Na parte externa, encontram-se quatro estátuas em bronze de Fernando Sabino, Otto Lara Rezende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino, conhecidos como “os quatro cavaleiros do apocalipse”. Com cerca de 260 mil títulos disponíveis, seu acervo reúne obras raras e representativas de escritores brasileiros e estrangeiros, uma importante coleção de autores mineiros, além de revistas e jornais -correntes e históricos -, livros de literatura, coleção infantojuvenil, títulos em Braille e audiolivros.Também possui amplo acervo digitalizado. Conta ainda com teatro com capacidade para 220 pessoas, sala de cursos e galerias de arte. No ano 2000, a Biblioteca foi ampliada, com a incorporação do edifício Anexo Professor Francisco Iglésias, abrigando o setor de Referência e Estudos e de Empréstimo Domiciliar. Além disso, desenvolve ações de extensão bibliotecária através dos serviços de Carro-Biblioteca e Caixas-Estantes. Serve como referência para mais de 800 bibliotecas públicas municipais por meio do trabalho do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais.

Tel.: 31 3269-1166

bibliotecapublica.sub@cultura.mg.gov.br

Praça da Liberdade, 21 - Funcionários

CEP 30.140-010 - Belo Horizonte - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Próxima ao Palácio da Liberdade

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Horários de Funcionamento:
- Coleções Especiais e Hemeroteca Histórica: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
- Braille, Periódicos e Infanto-Juvenil: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.
- Empréstimo, Passarela Cultural, Referência e Estudos e Sala de Estudos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h; quinta-feiras das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
- Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
- Teatro José Aparecido de Oliveira: de acordo com a programação.

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Objetivo principal é reunir, preservar e disponibilizar o patrimônio bibliotecário de Minas Gerais. Também são realizadas apresentações culturais como teatro e música além de ter espaço para exposições diversas.

Acessibilidade