Construído e inaugurado na mesma época que a capital mineira (em 8 de fevereiro de 1897), pela Comissão Construtora da Nova Capital, o Cemitério do Bonfim, como é conhecido, é a necrópole mais antiga da cidade.

O Traçado arquitetônico do cemitério obedece ao traçado geométrico da cidade. É composto por 54 quadras, divididas entre duas alamedas principais e diversas ruas secundárias. O local é fonte de pesquisa de vários profissionais, devido a seu acervo histórico, caracterizado por esculturas decorativas de túmulos e mausoléus de estilos diversos, desde a Belle Èpoque, o Art Deco, ao modernismo brasileiro. Muitas dessas são de autoria de escultores italianos que vieram para o Brasil em fins do século XIX.

Tel.: (31) 3277-6101 / (31) 3277-6040

agendaparques@pbh.gov.br

Rua Bonfim, 1120 - Bonfim

CEP 31.210-150 - Belo Horizonte - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Próximo a avenida Dom Pedro II.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Visitas guiadas e espontâneas.

Informações complementares

A Visita Guiada ao Cemitério do Bonfim ocorre no último domingo de cada mês, a partir das 9h. Oferecida pela Fundação de Parques Municipais em parceria com a UEMG e o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA) e guiada pela historiadora e professora, Marcelina das Graças de Almeida. A visita aborda a história do Cemitério relacionando-a com a de BH, a partir da apresentação dos túmulos de personalidades, das obras de arte de alguns deles e por meio de casos curiosos. Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail agendaparques@pbh.gov.br.

Acessibilidade