O prédio de 1897 foi projetado por José de Magalhães e decorado por Francisco Steckel, para abrigar a Secretaria do Interior. O edifício funcionou também como Secretaria de Estado da Educação e Centro de Referência do Professor. Com a implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade, passou a abrigar o Espaço do Conhecimento UFMG, que é um museu dinâmico, que faz uso de recursos tecnológicos e audiovisuais. Possui um Terraço Astronômico onde os visitantes podem observar o céu, todos os sábados das 19h às 21h, com o auxílio de equipamentos e a orientação de especialistas em astronomia. Localizado no quinto andar, o terraço divide espaço com um Planetário. Diariamente, são realizadas sessões com produções audiovisuais e, semanalmente, projeções astronômicas comentadas. O museu da UFMG abriga também exposições temáticas e exposições temporárias, e, ainda, debates, cursos e oficinas.

Tel.: (31) 3409-8350

faleconosco@espacodoconhecimento.org.br

Praça da Liberdade, 700 - Funcionários

CEP 30.140-010 - Belo Horizonte - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Ao lado do MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal (Prédio Rosa)

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Feriados: consultar horários especiais.

Tipo de visita

Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

É um espaço cultural interativo e diferenciado, com temas voltados para a área da cultura, ciência e arte simultaneamente.
O Terraço Astronômico conta com dois telescópios e um teto retrátil, que permite o público contemplar dois objetos diferentes na mesma noite. A observação do céu acontece todos os sábados, das 19h às 21h, quando são distribuídas 120 senhas, por ordem de chegada (a partir das 17h30).
O Planetário é um cinema imersivo onde há sessões comentadas pela equipe de Astronomia do museu e sessões de filmes digitais fulldome.

Acessibilidade