O Complexo da Vila Militar é uma importante referência para o município de Bom Despacho. Trata-se de um conjunto de casas construídas nos anos 1920, para sediar os operários que trabalharam na Estrada de Ferro Paracatu. Portanto, no século passado, a Vila Militar era a antiga Vila de Operários da Estrada de Ferro Paracatu. Devido à sua importância, a estrutura arquitetônica, urbana e paisagística do Complexo da Vila Militar representa um período em que o Município deu os primeiros passos para o desenvolvimento urbano, social e econômico. É marca da história local e está na memória de todos os bom-despachenses ou daqueles que aqui vieram. Devido a sua importância, em 2015, o Complexo foi tombado pela Secretaria de Cultura e Turismo. É um bem patrimonial a ser resguardado e valorizado por todos.

Tel.: (37) 3522-2064

Vila Militar, S/N -

CEP 35.600-000 - Bom Despacho - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Saindo da praça da Matriz, localizada no centro, seguir sentido Norte da cidade, a Vila Militar fica próxima à Maria Fumaça e à rodoviária, a 1,2km da praça da Matriz. Há placas indicando a direção.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Valor: R$0,00

Atividades realizadas

Policiamento, palestras educativas preventivas, apresentações musicais com a Banda Musical do 7º BPM, missas religiosas, visitação turística, entre outros.

Informações complementares

Edificação Tombada pelo Decreto 6.927 de 30 de novembro de 2015, como Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico Vila Militar.

Acessibilidade