A edificação foi idealizada pelo Dr. Carlos Pioli Filho, natural de Curitiba que desejava ter sua casa própria. Ele próprio fez o desenho, escolheu o lugar da construção, no alto da cidade, e levou o projeto para um engenheiro. A construção de partido composto formando por vários blocos retangulares e circulares. Está situada em terreno inclinado e o fechamento do terreno é feito por muro de tijolos decorado. A edificação é similar a uma construção medieval, de um castelo. Possui uma torre com mirante que avista a cidade. Uma pequenina capela no jardim uma piscina e cascata de água.
A construção foi edificada na década de 40 e acabou virando atração turística da cidade. Hoje o bem se tornou publico, funcionando como museu da cidade.

Tel.: (35) 99161-7946

rosaurahermeto@brazopolis.mg.gov.br

Av. Dr. Carlos Piolle Filho, 171, Edificação - Centro

CEP 37.530-000 - Brazópolis - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Saindo da Praça Sagrados Corações, sobe a Avenida Cel. Francisco Braz, passando a Praça Maria P. de Mendonça entra a direita na Avenida Dr.Carlos Pioli Filho até chegar ao Castelinho.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Abriga a academia Brazopolense de letras e história, o Arquivo Publico Municipal, arquivo do Patrimônio Cultural, Centro de Informações Turísticas do Municipio.

Informações complementares

Não possui acessibilidade

Acessibilidade