Fotos: Acervo Prefeitura de Brumadinho.

Datada de 1713, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade é considerada o maior símbolo histórico-cultural e religioso do município. Segundo os relatos históricos, o Distrito de Piedade do Paraopeba teria recebido os primeiros moradores por volta do século XVII, o que reafirma a tese de que a região seria uma das primeiras vilas do Estado de Minas Gerais. Com elementos da arquitetura colonial, o templo possui ricos detalhes na construção dos altares em estilo setecentista. São 300 anos de história religiosa. A celebração mais importante é o Jubileu de Nossa Senhora de Piedade, realizado sempre no dia 8 de setembro, uma tradição de mais de 100 anos.

Tel.: (31) 3571-5071

Rua dos Passos, s/n - Piedade do Paraopeba

CEP 35.460-000 - Brumadinho - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo de Belo Horizonte, seguir BR 040 no sentido Rio de Janeiro. Nas proximidades do condomínio Alphaville (1,5km após o trevo de Ouro Preto), há uma placa à direita indicando a estrada de terra que dá acesso ao povoado de Piedade do Paraopeba, onde está localizada a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. O percurso até Piedade é de 8km aproximadamente.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

O atrativo encontra se aberto para visita durante todos os dias em horário comercial, ressalvados os dias e horários de missa e eventos religiosos.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação.

Acessibilidade