O Sobrado Riachão é a casa sede da Fazenda Riachão. Seus primeiros proprietários foram da família Teixeira de Toledo, latifundiários da região e possuidores de inúmeras fazendas nos arredores do povoado na virada do século.

Com a chegada da linha férrea ocorreu uma maior facilidade de deslocamento e acesso à região. Vários Municípios de Minas Gerais passaram a ser atrativos para habitantes de outras regiões, como o Rio de Janeiro. As cidades de veraneio, como eram chamadas, tinham o maior fluxo de visitantes durante as férias do verão, devido ao clima ameno. Desta forma, em 1916 a família Teixeira de Toledo recebeu uma excelente oferta de compra para a Fazenda do Riachão.

Após a compra, os novos proprietários, Alfredo da Silva Rocha – um industrial carioca – e sua esposa alemã; Quin Queen da Silva Rocha, anexaram à antiga fazenda um casarão (conhecido pela população local como Sobrado Riachão), com três pavimentos com influências da arquitetura européia – mais precisamente inglesa – e uma fonte (réplica de uma fonte de Florença). Essas construções tiveram sua inauguração no ano de 1921.

Posteriormente, a RFFSA (Rede Ferroviária Federal) comprou a Fazenda do Riachão e, mais recentemente, vendeu-a para a Prefeitura Municipal de Buenópolis.

Tel.: (38) 3756-1301

Alameda Serra do Cabral, s/n - Zona Rural

CEP 39.230-000 - Buenópolis - MG

Informações úteis

Localização

Rururbana

Pontos de referência

Parque do Riachão

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Apresentação do museu que conta a história do município, educação ambiental e gerenciamento e administração do Parque Estadual Serra do Cabral

Acessibilidade