O Pico do Itacolomy é esplêndido em sua forma e intrigante por diversos fatores, dentro da geologia/geomorfologia é o que se chama de Morro Testemunho que por algum motivo se manteve imune aos processos erosivos do solo, é um bloco de arenito róseo avermelhado com cerca de 20 metros de altura, tem indícios da presença de ferro em sua constituição por causa de sua coloração, o que ocorre com mais frequência é a presença de vegetação (no caso alguma árvore) que proporciona ao solo onde está presente maior resistência aos processos erosivos. Fato que intriga estudos e compilações acerca de sua constituição. Culturalmente o seu valor também se mostra de alta significância, pois acredita-se que em tempos passados era usado em ritos e celebrações indígenas, enfim é um grande símbolo da cidade de Buritizeiro podendo ser avistado de alguns pontos mais altos da cidade e da região.

Tel.: (38) 99923-1353

Whatsapp: (38) 99923-1353

Rua Manoel Conceição de Melo, 489 - Vila Maria

CEP 39.280-000 - Buritizeiro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo do centro urbano da cidade, atravessar o córrego das pedras e seguir por estrada vicinal ate ponte do córrego do jatobá de onde já é possível avistar o pico, seguir mais uns 4 km e virar a esquerda na estrada que leva ate a subida do pico. Desta estrada ate inicio da subida da serra virar a esquerda e acessar trilha que leva ate o pico.


Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Cavalgadas, ciclo turismo, visita técnica científica.

Informações complementares

Não é permitido realizar churrasco, levar recipientes de vidro e não jogar lixo no local, deve-se levar sacolinhas para acondicionar o lixo e retornar com o mesmo.
Cia de Andar presta serviço de receptivo turistico local.
Não há necessidade de guia, é opcional.

Acessibilidade