A cachoeira desce, em corredeira, rodeada por mata de galeria, que se estende à direita em mata fechada. A Benvinda se dá em uma queda forte por aproximadamente 30 metros de altura e em seguida forma três quedas d'água em degraus. Após as quedas, a cachoeira continua em corredeira formando piscinas naturais. Sua trilha de acesso se dá pela antiga casa da dona Benvinda, um belo atrativo histórico.

Tel.: (31) 98602-0001 / 3561-3345 / 3563-2134

Estrada para São Gonçalo do Bação, s/n - São Gonçalo do Bação

CEP 35.450-000 - Itabirito - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo da Praça da Estação, seguir à Rua João Pessoa. Na Praça da Bandeira, virar à esquerda na Av. Queiroz Junior e seguir a Rua Dr. Guilherme. Na Praça dos Imigrantes virar à direita seguindo a Rua Engenheiro Simão Lacerda, entrar à direita na placa indicativa “São Gonçalo do Bação”. Seguir por mais 3 km e entrar à 1ª esquerda sentido São Gonçalo do Bação. Percorrer mais 7 km por estrada asfaltada e entrar à esquerda em placa indicativa “Cachoeira Benvinda”.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Não há a necessidade de autorização prévia, mas o valor pago é individual e deve ser efetuado junto a um vigia contratado pelo proprietário da área onde se localiza o atrativo.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Paga

Valor: R$10,00

Atividades realizadas

Em função da vegetação existente no entorno da cachoeira, se torna propícia à prática de caminhadas ecológicas e interpretativas, nado e acampamento. Ressalta-se que o atrativo não possui nenhum tipo de adaptação e sua acessibilidade é ruim.

Acessibilidade