A Cachoeira da Onça é ponto turístico de destaque em Antônio Prado de Minas. Suas quedas e volume d’água atraem turistas do município e localidades vizinhas. Nos arredores do atrativo encontram-se algumas residências e também a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Antônio Prado que represa e devia parte significativa do volume de água para suas atividades. Por esta razão, em períodos de seca, a Cachoeira da Onça praticamente desaparece.

Tel.: (32) 3725-1000

Propriedade Rural da CGH Antônio Prado, S/N° - Comunidade Rural de Bela Vista

CEP 36.850-000 - Antônio Prado de Minas - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Seguir do distrito sede até o Povoado de Pangarito (6 km). Deste ponto, deve-se seguir a sinalização indicativa para a comunidade de Bela Vista. Cerca de 2 km após deixar-se o Povoado de Pangarito, há um ponto de ônibus e placa com indicação da Comunidade de Bela Vista. Para se ter acesso à Cachoeira da Onça, é preciso chegar até a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) Antônio Prado. É possível chegar de carro até o terreiro/pátio da CHG, mas, a partir deste ponto, o acesso é por caminhada em cerca de 200 metros de trilha.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Nado, mergulho, caminhada em trilha, acampamento, piquenique, etc.

Necessário autorização prévia

Sim. Para usufruir dos atrativos da Cachoeira da Onça é necessário informa-se na entrada da propriedade comunicando o tempo de permanência e de que forma o espaço será utilizado.

Informações complementares

A CGH produz sobre uma vazão de 2,28 m³/s, equivalendo a 1 MW de energia que é direcionada para a subestação mais próxima e redistribuída para a região.

Acessibilidade