A Cachoeira do Piu está localizada nos arredores do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, sendo circundada por remanescentes de mata atlântica ainda preservada. É comporta por duas quedas-d’àgua, sendo que a primeira apresenta em sua base um pequeno represamento de pouca profundidade e, por isso, com menos riscos para os banhistas. Na segunda queda o represamento é maior e com profundidade não informada. Há uma pequena trilha circundando a margem direita da cachoeira.

Tel.: (31) 3894-1265 / (32) 98431-4168

Fazenda São João da Grama, s/n - Distrito de Bom Jesus do Madeira

CEP 36.815-000 - Fervedouro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo do Distrito de Bom Jesus do Madeira há uma placa indicativa em uma encruzilhada, pela esquerda tem-se acesso à Portaria do Pato para o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (à cerca de 7 km); pela direita têm-se acesso à propriedade onde está localizada a Cachoeira do Piu.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Nado, mergulho, caminhada em trilha, acampamento, piquenique, etc.

Necessário autorização prévia

Para usufruir dos atrativos da Cachoeira do Piu, é necessário informa-se na entrada da propriedade comunicando o tempo de permanência e de que forma o espaço será utilizado.

Informações complementares

O percurso da BR-482 que dá acesso à Cachoeira do Piu ainda não possui pavimentação asfáltica. Ao longo do caminho o visitante contemplará uma paisagem rural composta de pequenas propriedades agrícolas, cafeiculturas e criações bovinas. Sem muitos esforços, poderá se deparar com um típico carro de boi propagando seu chiado estrada a fora.

Acessibilidade