A Igreja de Santa Efigênia foi o primeiro templo religioso de alvenaria construído no Município. Em estilo gótico, foi construído em 1872, no centro da cidade, no topo do morro que, por isso, levou o nome de Morro de Santa Efigênia. Do lugar, é possível avistar praticamente toda a cidade. Em sua frente, está erguido um Cruzeiro de concreto de cerca de 8 metros de altura e, nos fundos, está o cemitério da cidade. A igreja foi reconstruída na década de 1940, depois que um raio destruiu sua torre e parte da fachada durante uma tempestade. À direita de quem sobe o morro, praticamente no topo, existia uma casa que serviu de residência ao Padre Antônio Ribeiro Pinto, mas que não existe mais, sendo o local bastante arborizado, bem como toda a lateral da igreja e do cemitério. A igreja não se constitui atualmente num produto turístico formatado, permanecendo fechada praticamente todo o ano. Pode, no entanto compor um roteiro turístico integrado a outros Municípios do Circuito Turístico graças à sua ligação histórica com o Padre Antônio Ribeiro Pinto. Sua mãe está sepultada nos jardins da lateral direita de igreja.

Tel.: (31) 3872-5014

Morro de Santa Efigênia, s/n - Centro

CEP 35.388-000 - Santo Antônio do Grama - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Partindo da Praça Padre Antônio Ribeiro Pinto, seguir pela Rua Dr. Vicente Bretas Cupertino, contornar a Praça da Rodoviária à esquerda, em frente à Unidade Básica de Saúde e seguir pela Rua Santa Efigênia, subindo o morro da colina.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

A Igreja de Santa Efigênia permanece fechada praticamente durante todo o ano, apenas funcionando em datas específicas, como na Semana Santa, na Festa de Santa Efigênia e no dia de Finados.

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Manifestações religiosas católicas em datas esporádicas e vistas panorâmicas da cidade.

Informações complementares

A igreja não se constitui atualmente num produto turístico formatado, permanecendo fechada praticamente todo o ano. Pode, no entanto compor um roteiro turístico integrado a outros Municípios do Circuito Turístico graças à sua ligação histórica com o Padre Antônio Ribeiro Pinto. Sua mãe está sepultada nos jardins da lateral direita de igreja

Acessibilidade