A Reserva Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala representa um importante remanescente florestal, localizada no município de Caratinga, à margem esquerda do Rio Manhuaçu, na Bacia do Rio Doce, em Minas Gerais. Com área de 957 hectares, a Reserva corresponde a 72% da Fazenda Montes Claros, formada por 80% de matas em bom estado de conservação e 20% de pastos abandonados e florestas em regeneração.

A área que hoje é chamada Reserva Particular do Particular do Patrimônio Natural Feliciano Miguel Abdala (RPPN-FMA) surgiu no meio científico com o clássico trabalho do Zoólogo Álvaro Aguirre sobre o macaco mono-carvoeiro ou muriqui, publicado em 1971. Mas somente no início da década de 1980, após a redescoberta do muriqui, Zoólogos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), sob a liderança de Célio Valle, iniciaram uma campanha para proteção e estudo científico nessa área. Na ocasião, primatólogos e conservacionistas como Russell A. Mittermeier, Adelmar F. Coimbra Filho e Ibsen G. Câmara juntaram-se à equipe da UFMG, num esforço conjunto para preservação e estudo da biota local. As investidas em busca do muriqui revelaram a presença de outro primata ameaçado de extinção, o sagui-da-cara-amarela, que até então acreditava-se restrito ao Estado do Espírito Santo.

Além da presença do muriqui e do sagui-da-cara-amarela, os pesquisadores observaram que a área tinha uma alta densidade populacional do barbado ou bugio-ruivo e do macaco-prego, e perceberam ali uma área de grande potencial para o desenvolvimento de estudos primatológicos. Com o apoio do proprietário da Fazenda, Feliciano Miguel Abdala, da UFMG, do WWF - World Wildlife Fund e da Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, foi criada a Estação Biológica de Caratinga (EBC), inaugurada em maio de 1983. Naquele mesmo ano, o muriqui foi o símbolo do Congresso Brasileiro de Zoologia, realizado em Belo Horizonte, e as novas descobertas sobre Caratinga foram amplamente divulgadas neste evento.

No ano de 2001, por iniciativa da família Abdala, que são os proprietários da reserva, e com apoio de cientistas e conservacionistas, a Estação Biológica foi declarada pelo IBAMA Reserva Particular do Patrimônio Natural, passando a se chamar RPPN Feliciano Miguel Abdala, consolidando os esforços iniciados há mais de 30 anos por Álvaro Aguirre. Os estudos na RPPN têm abrangido tanto o reino animal quanto o vegetal, confirmando a presença de uma diversidade única de formas de vida, muitas das quais restritas a escassas localidades da Mata Atlântica. De anfíbios a aves, de moluscos a insetos, de musgos a grandes árvores, o inventário de espécies na RPPN-FMA continuará crescendo, na medida em que forem iniciados novos esforços de pesquisa para documentar sua diversidade. Seguir a Br 116, partindo da Praça de Informação Turística, sentido Governador Valadares, após 4,5 km haverá um trevo com acesso sinalizado à Piedade de Caratinga. Seguir sempre pela Br 474, que se encontra sinalizada turisticamente até a entrada da Reserva. O local da entrada é próximo ao Km 48, divisa de Caratinga com Ipanema, na chegada da Fazenda Montes Claros.

Tel.: (33) 3322-2540

Whatsapp: (33) 98855-3263

preservemuriqui@hotmail.com

BR 474, Km 48, Fazenda Montes Claros, Distrito do Santo Antônio d - Zona Rural

CEP 35.300-000 - Caratinga - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Seguir a Br 116, partindo da Praça de Informação Turística, sentido Governador Valadares, após 4,5 km haverá um trevo com acesso sinalizado à Piedade de Caratinga. Seguir sempre pela Br 474, que se encontra sinalizada turisticamente até a entrada da Reserva. O local da entrada é próximo ao Km 48, divisa de Caratinga com Ipanema, na chegada da Fazenda Montes Claros.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Agendar a visita para melhor atendimento.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Contemplação da biodiversidade da Mata Atlântica, atividades de ecoturismo, caminhadas em meio à natureza, acesso ao acervo histórico da reserva em material audiovisual.

Acessibilidade