O prédio da Escola Padre Correia de Almeida insere-se no perímetro do conjunto paisagístico, escultórico e arquitetônico do Parque das Águas e do núcleo de interesse histórico de Caxambu. A arquitetura possui estilo eclético, com aspectos simétricos na fachada e na planta, os frontões (arquitetura de forma triangular que decora a fachada principal) e os arcos plenos caracterizam o estilo clássico do prédio, além do tema das pinturas dos painéis e azulejos. Por outro lado, as colunas retorcidas os medalhões ornados e remetem aos estilos barroco e rococó. A Escola foi fundada em 18 de janeiro de 1922, por meio de decreto do governador do estado de Minas Gerais. A construção do prédio teve seu início apenas em setembro de 1926 e sua conclusão em abril de 1928. O local que foi escolhido para a construção da escola havia sido anteriormente a Prefeitura Municipal, que foi demolida, para dar espaço á escola Estadual que foi inaugurada em 13 de outubro de 1929 e em 1998 transferida para o município.

Tel.: (35) 3341-7378

Rua Conselheiro Mayrink, 279 - Centro

CEP 37.444-000 - Caxambu - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

O acesso à escola se dá pela Rua João Pinheiro, na esquina do Supermercado Carrossel, vire a direita na Rua Conselheiro Mayrink, a escola fica a 50 metros do supermercado.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Visita externa guiada, para observação da arquitetura do prédio, contação de histórias, fotos, declamação de poemas, entre outras atividades.

Acessibilidade