Localizada próximo ao Povoado de Três Barras, daí a origem do nome, essa cachoeira tem altura aproximada de 15m, estando incrustada num paredão de 40m de extensão. Na parte de cima da queda d'água há um poço comprido, formado pelo alargamento do rio, e com águas muito tranquilas. Rodeado por plantas nativas e pássaros, a Cachoeira possui um enorme poço para banho e algumas pinturas rupestres. O povo mais antigo costuma chamar de salto do rio São Miguel, pois ele forma uma volumosa queda d'água. Há alguns blocos de pedra no leito do rio o que torna muito perigoso realizar saltos. É um local de transição de Mata Atlântica para Cerrado, com fauna e flora riquíssimas, podendo com sorte avistar seriemas e lobo guará. Além disso, há registro de avistamento de um Uirapuru Laranja (pássaro) e relatos de um Troglonídeo - Surucuá Variado (pássaro). As riquezas naturais não param por ai, existindo nas proximidades uma mata fechada com árvores centenária de grande porte.

Tel.: (31) 3868-2431

Distrito de Três Barras, s/n -

CEP 35.860-000 - Conceição do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Na MG 010, 15km antes de chegar em Conceição do Mato Dentro entrar a direita em Três Barras, seguir 2 Km por estrada até a cachoeira.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Propriedade particular sem restrição e cobrança da entrada. Fácil acesso e o veículo fica bem próximo à queda 5 minutos de caminhada.

Tipo de visita

Não guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Banho, caminhada, rapel, tirolesa e slack line, vida ao ar livre, contato com a Natureza, contemplação, experiências de observação da vida silvestre (aves), atividades relacionadas à água de modo geral.

Acessibilidade