Com 273 metros de queda livre, a Cachoeira do Tabuleiro é a mais alta de Minas Gerais e terceira mais alta do Brasil. O paredão com tons avermelhados a coloca também entre as mais belas do país. Elementos de matas de galeria, cerrado e campos rupestres compõem a vegetação do entorno. Na parte alta da cachoeira há outras quedas e lagos, vários deles próprios para banho, e na parte baixa existe um poço de 700 m² e 18 metros de profundidade. Muitas pedras aparentes, rio característico da cor escura.

Tel.: (31) 3868-2431

meioambiente@cmd.mg.gov.br

Tabuleiro, s/n, Zona Rural - Zona Rural

CEP 35.860-970 - Conceição do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo de Belo Horizonte:Pegar a MG 424 sentido Aeroporto de Confins, até Lagoa Santa. Em seguida entrar no acesso para a MG 10, até o distrito de Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota) em Santana do Riacho. A partir desse ponto deve-se seguir a MG-010 por mais 63 Km até Conceição do Mato Dentro. Chegando no município, 20 km de estrada de terra até chegar no distrito do Tabuleiro.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$10,00

Atividades realizadas

As atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada, o slackline, o base jump, entre outros, são permitidas mediantes autorização prévia e checada a capacidade técnica do praticante. Banhos, mergulhos e apreciação da natureza, bem como observar pássaros e todas as atividades relacionadas com água e cachoeira.

Acessibilidade