O Museu Casa Guimarães Rosa, vinculada à Superintendência de Museus do Estado de Minas, foi criado através da Lei nº 5775 de 30 de setembro de 1971. Sua criação foi idealizada no contexto de dois fatos distintos: o falecimento de Guimarães Rosa em novembro de 1967 e a criação do IEPHA, que materializava o sonho preservacionista, vigente à época, no âmbito do Estado. Foi inaugurado em 30 de março de 1974, na casa onde nasceu o escritor e passou sua infância em Cordisburgo, cenário de experiências que irão servir da matéria-prima para a sua obra. Concebido como centro de referência da vida e obra do escritor, o Museu preserva um acervo de vários objetos, composto de registros de sua vida profissional como médico e diplomata, objetos de uso pessoal, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e fragmentos do universo rural descrito por Rosa, a exemplo de objetos de montaria e relacionados à atividade pecuária. Também está sob a guarda do Museu uma coleção de cerca de 700 documentos textuais entre os quais merecem referência os registros pessoais (certidões, correspondência recebida e emitida, documentos escolares), discursos, artigos em periódicos e originais manuscritos ou datilografados, a exemplo de “Tutaméia”, sua última obra publicada.

Tel.: (31) 3715-1425

Avenida Padre João, 350 - Centro

CEP 35.780-000 - Cordisburgo - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Siga em frente na Rua São José, vire à direita na Rua Frei Leônidas Schooel, vire à esquerda na Rua Frei Estevan, o destino está a 200 m na Praça Frei Sofonias (Praça da Matriz do Sagrado Coração de Jesus).

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$2,00

Métodos de pagamento

Dinheiro

Atividades realizadas

Exposição da casa, moveis, objetos e livros do escrito João Guimarães Rosa; Exposições de outros artistas; Narração de estórias da obra de João Guimarães Rosa.

Métodos de pagamento

Dinheiro

Acessibilidade