Localizado na bucólica cidade de Cordisburgo/ MG, o Museu Casa Guimarães Rosa é uma instituição dedicada à preservação da memória biográfica e literária de um dos maiores escritores da literatura nacional. Os documentos, fotografias e objetos do acervo do Museu refletem aspectos da vida pessoal de Guimarães Rosa, além de sua atuação profissional como médico, escritor e funcionário do Ministério das Relações Exteriores. O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde Guimarães Rosa nasceu e viveu os primeiros anos de sua infância (1908 – 1917). O edifício é composto pela residência onde a família Guimarães Rosa habitava e pela venda mantida pelo pai do escritor, “seu” Florduardo, ou simplesmente “seu Fulô”. No Museu, o visitante tem a oportunidade de conhecer o universo mágico do sertão mineiro, onde Guimarães Rosa nasceu e se formou. Da infância na “Venda do Seu Fulô”, onde ouvia as histórias fantásticas dos vaqueiros e fregueses de seu pai, à atuação como Cônsul no Rio de Janeiro, Hamburgo, Bogotá e Paris, a vida do escritor está retratada no acervo, nas exposições e nas ações que o Museu desenvolve. Atualmente, o Museu Casa Guimarães Rosa exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona uma imersão nos espaços residenciais da Família Guimarães Rosa e na literatura de seu membro mais ilustre. O universo rosiano e sertanejo se mesclam oferecendo ao público uma mostra da genialidade de Guimarães Rosa como escritor, médico, cônsul, pai, filho, marido e membro da Academia Brasileira de Letras.

Tel.: (31) 3715-1425

museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br

Avenida Padre João, 350, centro - Centro

CEP 35.780-000 - Cordisburgo - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

BR-040 e MG-231.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Valor: R$2,00

Atividades realizadas

Exposição da casa, móveis, objetos e livros do escritor João Guimarães Rosa; Exposições de outros artistas; Narração de estórias da obra de João Guimarães Rosa.

Informações complementares

Anualmente, no mês de julho, é realizada a Semana Rosiana. O evento reúne estudiosos e apreciadores da obra de Guimarães Rosa em palestras, shows, apresentações teatrais, caminhadas eco-literárias, contações de estórias etc.

Acessibilidade