A Basílica de São Geraldo, única no mundo dedicada ao padroeiro das mães e seus filhos, começou a ser construída em 1912 pelos seus fundadores Tiado Boomaars, José Goossens e Filipe Winter, padres holandeses. Em seguida, chegaram outros religiosos e leigos, entre eles o irmão redentorista WerenfridoVogels, que criou uma escola para ensinar ofícios de carpinteiro e pedreiro, os quais trabalharam na construção do templo.
 Mesmo com o santuário inacabado, realizaram a primeira missa em 1916 e, em 1918, a construção ficou pronta. As galerias laterais foram erguidas em 1938/39 e as pinturas parietais presentes no patrimônio são obras da década de 30, realizadas pelos irmãos italianos Victorio Giulio e Gino Goretti, primos de Santa Maria Goretti.
 Nas duas pontas das galerias há alteres de madeira. Um deles com Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, outro com Nossa Senhora da Piedade, a Sagrada Família e o Cristo Crucificado. Os vitrais das paredes e da capela-mor foram produzidos pela Casa Conrado, de São Paulo, fundada em 1889. As cores formadas pela luz do sol ao passar por eles são encantadoras. Os ladrilhos hidráulicos encontrados no piso, típico dessas construções, formam belíssimos tapetes.

Praça do Santuário , 60 - Centro

CEP 35.790-000 - Curvelo - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Seguindo pela Av. Don Padro II

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

As missas são realizadas diariamente sendo, domingo: 7:00, 9:00, 11:00 (dedicada aos romeiros), 19:00; segunda-feira: 7:00, 15:00, 19:00; de quarta a sábado: 7:00, 19:00; na terça-feira não tem celebração de missa e aos domingos é celebrada uma missa para os deficientes auditivos.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Missas, Oitavas de São Geraldo, Tríduo de São Geraldo e comercio de artigos religiosos.

Acessibilidade