A gruta conhecida como "Pedra Cabeluda', além de ser um marco natural e geológico de Divino, pois especialistas que visitaram o local indicaram que ele já foi utilizado por indígenas, está intimamente ligada à cultura imaterial da localidade na medida em que várias lendas e histórias têm como espaço este atrativo turístico. Ela está inserida em uma pequena montanha com ampla composição rochosa e sendo composta por uma galeria de aproximadamente 100 metros de profundidade por 80 metros de largura. Há em sua entrada um cruzeiro e uma imagem de Nossa Senha Aparecida. A mais de uma década a população do município se reúne no local para celebrar o dia da Padroeira do Brasil, festejado em 12 de outubro. com aproximadamente 100 metros de profundidade.

Tel.: (32) 3743-1153

ouvidoria@divino.mg.gov.br

Córrego dos Teixeiras, S/Nº - Zona Rural

CEP 36.820-000 - Divino - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Na saída de Divino, antes da rodovia de asfalto para Carangola, entra-se em estrada de terra à direita. Após passar por uma escola, toma-se a estrada à direita novamente. Depois de passar por uma igreja e outra escola, deve-se tomar o terceiro caminho, à esquerda. Ele seguirá até a Pedra Cabeluda.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Visitação, contemplação, registro, caminhada em trilha, etc.

Necessário autorização prévia

É necessário agendar a visita com o senhor Zito Francisco Nazaré, proprietário do terreno onde o bem está inserido. Comumente ele aconpaha os visitantes até a Gruta da Pedra Cabeluda.

Acessibilidade