Esta era uma parada na linha, que passava dentro da Universidade Federal de Viçosa, ainda possui trilhos até hoje. A Universidade Federal de Viçosa originou-se da Escola Superior de Agricultura e Veterinária - ESAV, criada pelo Decreto 6.053, de 30 de março de 1922, do então Presidente do Estado de Minas Gerais, Arthur da Silva Bernardes. A ESAV foi inaugurada em 28 de agosto de 1926, por seu idealizador Arthur Bernardes, que na época ocupava o cargo máximo de Presidente da República. Em 1927 foram iniciadas as atividades didáticas, com a instalação dos Cursos Fundamental e Médio e, no ano seguinte, do Curso Superior de Agricultura. Em 1932 foi a vez do Curso Superior de Veterinária" (texto do site www.ufv.br). No Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, a parada aparece com o nome de Escola de Agricultura. Segundo informações de Giovanni Ribeiro de Carvalho, o projeto executado foi organizado pelo escritório técnico de Leopoldina Railway. Uma plataforma de 14 x 3,10 m com uma abertura de telhas francesas repousa sobre 4 colunas de dois trilhos vergados, craveados em base de concreto. O piso da plataforma é de concreto rematado a chapa de cimento. Uma sala de espera de 2,70 x 2,50 m com duas portas e duas janelas, sendo o piso de parquete. Foi acrescentada pela chefia da construção uma balaustrada correspondendo com a cerca da Leopoldina em toda a extensão da plataforma. A modificação que foi feita nesta parada para dar-lhe a forma atual foi feita em 1952, para abrigar uma agência dos Correios. Em meados de outubro de 2003, notícias de jornais dão conta que a Universidade teria negociado com a FCA - concessionária da linha sem uso - e com a RFFSA para estabelecer uma ligação ferroviária do centro de Viçosa com a parada da Universidade, para transporte de estudantes e do público em geral.

Campus Universitário - UFV, s/n -

CEP 36.570-073 - Viçosa - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Localizada no Campus Universitário da Universidade Federal de Viçosa, localizado em um ótimo local, têm como meio de chegada por vias terrestre ou transporte público/particular.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

O atrativo por ser de pequeno porte, tem a visita rápida e uma ótima vista para o campus e para biblioteca universitária, que também é aberta ao público.

Acessibilidade