O espaço nas Feiras de Artesanatos beneficia os artesãos dando oportunidade de divulgação e comercialização dos seus produtos. Promove o fortalecimento dos eixos: geração de renda, educação e cidadania. Com o aumento do grupo de artesãos, aumentaram também as preocupações das demandas de mais barracas para os artesãos. O artesão se inscreve como voluntário para realizar oficinas de artesanato diretamente na Secretaria de Turismo. após participar de uma reunião no Comitê Local e preencher o Termo de Voluntário. O Professor Coordenador por meio da convivência percebe a necessidade do artesão, seja econômica ou emocional. Verifica sutilmente a qualidade de seus produtos e oferta uma vaga para expor na Feira. Esse espaço é tido como um laboratório, o artesão aprende a verificar as tendências do mercado, o atendimento adequado ao cliente, como organizar os produtos na banca. Toda venda realizada pelo artesão é de sua propriedade, no entanto, deverá informar a unidade gestora por meio do coordenador de área, qual foi o seu valor de venda em cada dia de exposição, apenas para registro e justificativa da parceria e a ciência do retorno para o artesão. A Unidade Gestora de posse desses resultados tem como documentar e argumentar a importância da continuidade do projeto.

Tel.: (38) 3613-2512

turismoeeventos@itacarambi.mg.gov.br

Praça Adolfo Oliveira, S/N - centro

CEP 39.470-000 - Itacarambi - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Praça principal da cidade ,em frente a igreja matriz .

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

objetivo apoiar a produção e comercialização de produtos artesanais, oferecendo espaço adequado para a venda direta junto ao público, com o intuito de promover geração de renda à comunidade, e ainda incentivar o resgate e preservação da cultura local.
33 barracas foram instaladas na Praça da Matriz, no centro da cidade. 10 barracas com a culinária local e 23 de artesanato. A Coordenadora de Turismo e Eventos, Claudia Seixas falou que este projeto será itinerante, ou seja, a cada mês estará sendo realizado em todas as praças dos bairros. ‘’Não só nos bairros, estaremos levando o Projeto também para a Zona Rural’’. Disse a Coordenadora.
Falou ainda que existem aproximadamente 40 artesãos na cidade de Itacarambi, que precisarão ser cadastrados com o intuito de futuramente transformá-los em micro empreendedor.. Enquanto centenas de pessoas compravam os produtos artesanais e degustavam os pratos da culinária itacarambiense, o cantor regional Silvânio Moreira tocava musica popular brasileira. Animando todos os convidados.

Acessibilidade