Uma das mais belas grutas do mundo e considerada o berço da paleontologia brasileira, a Gruta do Maquiné possui belas esculturas naturais e estalactites de diversas formas no teto da caverna.

Descoberta em 1825, por um fazendeiro local, seu uso começou como abrigo para as comunidades pré-históricas. Essas comunidades não tinham o hábito de entrar nas zonas escuras, mas utilizavam as entradas das grutas como áreas protegidas. A existência de pinturas rupestres e de outros vestígios arqueológicos são indicadores desses usos.

A Gruta de Maquiné possui aproximadamente 650 metros de galerias e sete salões explorados e preparados com iluminação e passarelas, que possibilitam aos visitantes vislumbrarem, com segurança, as maravilhas de Maquiné, onde todo o percurso é acompanhado por um guia local. Pode-se visitar o Salão do Vestíbulo, o Salão das Colunas, do Trono, do Carneiro, dos Lagos, das Fadas e do Dr. Lund.

Tel.: (31) 3715-1310 / (31) 3715-1078

gmaquine@uai.com.br

Via Alberto Ramos, MG 231 , km 7 -

CEP 35.780-000 - Cordisburgo - MG

Informações úteis

Localização

Rururbana

Pontos de referência

Saindo de Belo Horizonte, são 93 km pela BR-040 - sentido Brasília - depois mais 22 km até Cordisburgo ou 27 km até a Gruta de Maquiné.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Paga

Valor: R$12,00

Atividades realizadas

Espeleoturismo

Acessibilidade