A Gruta Palhano fica localizada na vertical do morro do Palhano a uma altitude de 862 metros. Na gruta existem degraus e sumidouros. Não existe pesquisa geológica sobre a Gruta do Palhano. A entrada da gruta é envolta por uma vasta vegetação típica de Mata Atlântica. ( Recomenda-se atenção, para a entrada não passe despercebida.)

Tel.: (37) 3553-1200

Fazenda Palhano, -

CEP 35.613-000 - Estrela do Indaiá - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

- Para chegar a Gruta do Palhano, é necessário deslocar-se de carro. Saindo de Estrela do Indaiá sentido Distrito Baú, percorrendo aproximadamente 9 Km por estradas vicinais até a entrada da Fazenda do Luizinho ( como é popularmente conhecida.)
Passa-se dentro da propriedade, seguindo em direção ao Morro Palhano ( única estrada no local). Depois da Fazenda do Luizinho é necessário percorrer mais 4 Km na estrada vicinal sentido Morro Palhano.
A partir daí , percorre-se uma estrada íngreme e com muitas pedras soltas, o que requer uma grande atenção dos motoristas.
- Na época de chuvas, não é aconselhável a ida até a Gruta do Palhano, devido á debilidade do trecho compreendido entre a Fazenda do Luizinho até o Morro Palhano.
- Passa-se por uma cerca de arame liso, não há porteiras ou colchetes neste trecho e segue-se por trilhas formadas por gado em meio a pastagem.
- Não existe sinalização turística para a Gruta.
- A distância até a chegada da Gruta, partindo da cidade de Estrela do Indaiá são de aproximadamente 14 Km.
- O caminho relatado é o mais próximo possível do atrativo.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Exploração dos sumidouros da Gruta do Palhano. Contemplação da paisagem do Morro Palhano e arredores da Gruta.

Acessibilidade