A Igreja Matriz de Buenópolis foi projetada, segundo a população local, pelo frei italiano Humberto Bristot e construída sob seus cuidados e do frei Henrique Ciulli, seu primeiro pároco. A obra foi executada entre as décadas de 1930 e 1940, e contou com a colaboração de quase toda a sociedade local e dos operários das oficinas da Rede Ferroviária Federal. Nesta ocasião, o frei Henrique Ciulli recebeu como convidado o governador Benedito Valadares por duas vezes, que fez uma doação de quatorze Contos de Réis para a realização de tal obra.

As ajudas e as doações recebidas não cessaram quando chegou a fase de ornamentação. Todas as imagens e o sino de ferro fundido vieram da Itália especialmente para os altares e torre da matriz de Buenópolis. Os vitrais, de grande valor artístico, foram doados pelas famílias mais tradicionais do município e até hoje têm um forte apelo simbólico para a sociedade local.

A matriz foi consagrada à Nossa Senhora do Carmo pelo arcebispo D. João Souza Lima em 16 de julho de 1951. Foram feitas, desde então, duas intervenções nas instalações da igreja Nossa Senhora do Carmo. A primeira ocorreu em 1976 e foi liderada pelo padre Laerte Esperança de Oliveira. Nesta ocasião foi realizada uma limpeza geral e pintura, tanto das instalações, quanto dos bens móveis que necessitavam de tal intervenção. Em 1996 ocorreu uma nova reforma, desta vez liderada por Marta Goulart Pimenta, onde foi substituída a escada que dá acesso à torre, o piso do altar-mor foi elevado e foi construída, em uma parte da sacristia, do seu lado direito, uma capela para a adoração do Santíssimo.

Tel.: (38) 3756 1895

Praça Frei Henrique Ciulli, 130 - Centro

CEP 39.230-000 - Buenópolis - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Seguindo a avenida principal do município.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada, Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Missa, adoração.

Acessibilidade