A Igreja está assentada dentro de adro calçado de pedra, no centro do distrito e, sobre a colina. O português Antônio Alves Bação construiu a capela em pagamento de promessa a Padre Gonçalo, Santo português, pela cura da febre amarela.

Conta à lenda, que o lugar escolhido seria aquele em que o burro da tropa parasse com a imagem do santo proveniente de Portugal. O local foi perto do rancho da tropa, e a demarcação foi feita com estaquinhas. A forma de bandeirolas em cobre, que hoje ainda existe. O portal das escadas tem as datas do início e do fim da primeira construção: 1740 e 1870, e as datas da segunda construção: 1921 a 1924.

A primeira capela com paredes de madeira e coberta de sapé, já existia em 1740. A atual Igreja,foi benta em 1924, construída no mesmo local da anterior. Na antiga capela, hoje sacristia, está o altar-mor original, esculpido em madeira com volutas ornamentadas em ramos e anjos, pintados em rosa, verde, branco e algum dourado e ao centro estão as imagens de Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Fátima Na segunda etapa construtiva, foi construída a nave, hoje correspondente à capela-mor. Havia um coro antigo, cuja balaustrada se encontra hoje no atual coro. Na terceira etapa, foi construída a atual nave, um corredor lateral, o adro, a torre e a modificação do altar-mor e presbitério. O forro da capela-mor tem uma pintura com a representação de Nossa Senhora da Conceição, com traços orientais. Os altares da nave, em estilo rococó, são provavelmente do final do século XVIII ou início do século XIX.

Como São Gonçalo é o protetor das mães solteiras, todas as mães solteiras da região tinham o costume de batizar seus bebês nesta igreja.

Tel.: (31) 3562-1102

Praça Padre Bernardo Firmino, s/n - Distrito de São Gonçalo do Bação

CEP 35.450-000 - Itabirito - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo da Praça Dr. Guilherme, seguir a Rua João Pessoa. Na Praça da Bandeira, virar à esquerda na Avenida Queiroz Júnior, seguir pela Rua Dr. Guilherme. No Largo dos Imigrantes, entrar à direita na Rua Engenheiro Simão Lacerda e seguir pela estrada de Ouro Branco. No prédio da Usina Hidrelétrica Santa Luzia, virar à direita em estrada asfaltada até o sub-distrito do Córrego do Bação. Virar novamente a primeira à esquerda e seguir por 10 km aproximadamente em estrada asfaltada até cruzar a linha férrea. A partir daí, subir pela própria rua do Distrito até a Praça Padre Bernardo Firmino.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

São realizadas Missas, terços, novenas, rezas e outras atividades de cunho religioso.

Acessibilidade