A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição é um bem inventariado do município, construída em estilo eclético. Possui uma cruz no alto de seu telhado e logo abaixo, há um detalhe em alto relevo formando arcos e uma pequena janela para a entrada de luz. Em sua parte frontal, a igreja possui uma porta em duas folhas com almofadas. Possui ainda dois balcões entalados em madeira e vidro, que se abrem em duas folhas, e, entre eles há uma rosácea. A matriz possui duas torres em quatro águas; cada uma possui, em suas partes laterais e frontais, duas pequenas janelas para a entrada de luz nas escadas, e uma janela maior em madeira que se abre em duas folhas. Cada torre possui dois alto-falantes. A torre esquerda possui um pequeno relógio. Esta é a igreja principal do município, onde são celebradas as missas, casamentos, batizados, coroação e trabalhos com a pastoral da criança e saúde (voluntários). A igreja possui um escritório paroquial, que fica na lateral direita da edificação, onde são realizados todos os trabalhos administrativos relacionados a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Há também um outro prédio na lateral esquerda, onde funciona o Salão Paroquial, construído em 1995. Este espaço é destinado às aulas de catecismo e pequenos eventos. Possui banheiros, palco para shows, cozinha e salas no piso superior.

A igreja também possui obras de arte, que fazem parte do acervo de bens inventariados do município, como: Imagem de Nossa Senhora da Conceição: É representado por uma figura feminina, de meia idade, em posição frontal, cabeça levemente em posição à direita, rosto oval, nariz reto, boca fechada e pequena, pescoço longo, olhos grandes, cabelos longos com mechas, oculto no véu; braços flexionados a frente, mãos em posição de benção e pés ocultos. Veste túnica longa dourada com desenhos em ornamento e sobre túnica de panejamento azul e fundo vermelho com desenhos em dourado representando sua estampa, presa a frente pelo braço direito e cruzada atrás do braço esquerdo. A imagem da santa está sobre uma base com figuras de dois anos e uma cobra acoplados em uma base oval azul. Que por sua vez tem como base uma peça octogonal talhada e com cor vermelha. Imagem de Nossa Senhora das Dores: representa uma figura feminina, jovem, em pé, na posição frontal. Semblante sério e sereno. Cabeça reta, voltada para frente e pouco inclinada para baixo. Formato no rosto oval, um pouco arrendondado, com sobrancelhas grossas e longas pintadas, afinando nas extremidades. A imagem não possui pernas, mas é como se estivessem estendidas, com os pés separados. A imagem esta em bom estado de conservação, mas apresentando pequenas emendas nas mãos e pouca sujidade, como poeira. Os pés estão mais desgastados e com marcas de ranhuras. A imagem de Nossa Senhora das Dores está na cidade há mais de cem anos e fala-se ter vindo de Portugal, por doação de portugueses que povoaram o local e participarem da criação de Jaboticatubas.

Imagem de Nosso Senhor do Passos representa uma figura masculina, jovem, com cabeça voltada para frente e levemente inclinada para baixo. O formato do rosto é oval com sobrancelhas longas e finas, pintadas, afinando nas pontas. Os olhos são grandes e estão abertos, em vidro, pintados na cor castanho, em formato amendoado. Em volta dos olhos, contorno pintado como lápis de maquiagem. Nariz grande e fino. Boca semiaberta, com os dentes superiores aparecendo. Boca pequena, com lábios finos e quase sem coloração. Bochecha proeminentes, com uma marca circular, como ferida, na bochecha esquerda. A cabeça é pintada de marrom e possui perucas de cabelos naturais, na cor castanho, na altura dos ombros, onduladas e pouco repicada. Em cima da cabeça, a coroa de espinhos, feita em madeira. Possui barba bipartida, longa, na cor marrom, com ranhuras onduladas e bigode mais fino, saindo próximo ao nariz, acima da depressão naso-labial e encontrando com a barba, que segue até a altura das orelhas. Na ponta da barba existem dois prolongamentos, cada um virado para o lado. O semblante do rosto é de cansaço, e escorrendo sobre a testa, rosto e pescoço, marcas de sangue. Pescoço longo e fino. Braço direito flexionado, levantado passando da altura da cabeça, com a cruz apoiada sobre os ombros. Mão direita com dedos entreabertos e levemente flexionados, tendo o dedo indicador e o mindinho mais levantados. A palma da mão voltada para a cruz. As falanges dos dedos são bem marcados e estes, afinam nas pontas. Possuem unhas mais quadradas. O braço esquerdo está flexionado à frente apoiado sobre a perna esquerda. Dedos entreabertos e palma da mão voltada em direção ao corpo. As falanges dos dedos são bem marcadas e afinam nas pontas. As veias de ambas as mãos são salientes e bem demarcadas. A perna direita está flexionada para trás, com o joelho e a parte inferior da perna encostando-se no chão, em formato de "L". O pé direito está perpendicular ao chão, apenas com as ponta dos dedos encostando ao chão. Dedos dos pés longos, com falanges bem definidas e unhas mais quadradas. Ambos os pés estão calçados por sandálias de dedos, pintadas na cor marrom. Os pés possuem alguns pingos de sangue. A imagem está vestida com uma túnica roxa de veludo, com detalhes dourados, com bordados e bolinhas costuradas. O manto encosta no chão. As mangas são longas e embaixo da túnica, uma outra túnica menor, em tecido de algodão, também com mangas longas, na cor roxa mais suave e clara, sendo vista na altura do pescoço e braços. Na cintura, um cordão dourado amarrado, caindo pela frente. Aimagem é pintada em cor de pele, mais clara e mais pálida. A cruz em madeira escura é formada por duas peças envernizadas e na parte de trás, possui um suporte em ferro, de modo a equilibrar a imagem, não permitindo que a cruz encoste no chão. A imagem está sobre uma base de madeira em cor natural.

A Imagem de Santa Inês representa uma figura feminina, jovem, em posição frontal, cabeça levemente em posição à direita, rosto oval reto, boca fechada e pequena, pescoço longo, olhos grandes, cabelos longos em mechas, partidos ao meio braços flexionados para frente, mão esquerda segurando atributo, mão direita segurando um carneiro, pernas estendidas, com pés calçados em ângulo. Veste túnica longa e capa preza à frente por cordão. A imagem da Santa segura um ramo verde na mão esquerda e um carneiro branco na mão direita. Usa também uma coroa sobre a cabeça. A imagem está sob uma base entalhada, com um corte feito em curvas. Peça composta de influências neoclássicas. A imagem é estática, com o rosto arredondado e uma proporção mais equilibrada entre as partes da imagem, representada uma certa estabilidade na composição.

A imagem de São José, figura masculina, mostra-se com meia idade, em posição frontal, cabeça levemente em posição à direita, rosto triangular, nariz reto, boca fechada e pequena, pescoço curto, olhos pequenos, de vidro, cabelos curtos com estrias, com barba em mechas, bigode; braços flexionados para frente, mão esquerda segurando atributo e mão direita segurando o Menino Jesus; pernas estendidas, estando a penas direita levemente flexionada com os pés ocultos. Veste túnica branca com aplicações em dourado e manto de planejamento marrom e fundo vermelho, também com aplicações em desenhos dourados, preso à frente, traspassado dobre o lado esquerdo e caindo sobre o braço direito. A imagem está sob uma peanha sextavada com tonalidade preta, com os pés da imagem apoiados em uma base de tonalidade verde. O menino Jesus é em gesso, em posição frontal, cabeça reta, rosto oval, olhos pequenos de vidro, boca e nariz pequenos, com traços finos, cabelos curtos em estrias, pescoço curto, braços flexionados à frente,mão direita flexionada e posta, mão esquerda flexionada à frente posta sobre o peito. Veste manta branca com aplicações em dourado sentado com pernas flexionadas para a esquerda.
A imagem de Nosso Senhor Morto é um bem inventariado que representa a figura masculina, jovem, com a cabeça levemente inclinada para o lado direito. Está deitada. O formato do rosto é oval com sobrancelhas longas e grossas pintadas, afinando nas pontas. A imagem está vestida apenas apenas abaixo da cintura até altura das coxas, por um manto branco, com movimentação por ondas, com arremate em corda dourada no lado direito e detalhes dourados nas beiradas. A imagem está deitada sobre manto de veludo roxo com travesseiro branco, dentro de uma caixa de vidro liso transparente. A imagem é utilizada na encenação da Paixão de Cristo e durante as procissões da Semana Santa.

Tel.: (31) 3683-1065

Whatsapp: (31) 99790-8330

falecom@circuitoserradocipo.org.br

Rua Padre Pedro Passos, 456 - Centro

CEP 35.830-000 - Jaboticatubas - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

A matriz está na região central da sede de Jaboticatubas. Em seu entorno encontram-se a Praça Padre Messias à esquerda, uma rotatória à sua frente e residências à direita.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Cerimônias religiosas e visitação.

Acessibilidade