Artesã cria bonecas inspiradas na vida de escravas como Philó e Maria Conga, foram as primeiras a usarem sobras de angu recheadas com guisado de umbigo de banana que é o tradicional, no século XIX, por volta de 1851, na Fazenda dos Portões.

Philó e Maria Conga inspiram peças de destaque no artesanato de Itabirito, como bonecos de argila. Personagens negros de traços bem marcados carregam cestos de Pastel de Angu na cabeça, bebês no colo. Um detalhe interessante em seu trabalho é a mania de pintar mulheres negras e grávidas. Pois, naquela época carregava no ventre criança condenada à servidão e das quais poderiam ser separadas ainda na infância. De acordo com a artesã, é uma forma de homenagear as escravas, principalmente as de nome Philó e Maria Conga. As escravas, que teriam criado o Pastel de Angu, são criadas com roupas coloridas e de diversos tamanhos.

Tel.: (31) 98228-9638

Rua Gentil dos Santos, 41 - Inconfidentes

CEP 35.450-000 - Itabirito - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Partindo da Praça Dr. Guilherme, marco zero da cidade, seguir pela Rua Raul Soares. Na sequência, seguir a Rua João Pinheiro até o semáforo próximo à Escola Municipal Natália Donada Melillo. No semáforo, virar totalmente à esquerda na Avenida dos Inconfidentes. Na terceira à direita virar na Rua Gentil dos Santos e seguir até a residência de número 41.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Aos sábados, domingos e feriados a visita ao Atelier da artesã ocorre mediante agendamento pelo telefone: (31) 98228-9638.

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

São realizadas atividades de artesanato com cerâmica.

Acessibilidade