A Corporação Musical União Itabiritense, foi fundada em 18 de maio de 1930, ano de efervescência política, em razão da necessidade da Aliança Liberal, partido de oposição ao Governo Washington Luiz, que necessitava de uma Banda de Música para animar seus comícios. A Banda Santa Cecília já existente na cidade, negou-se a fazê-lo em virtude de compromissos já firmados com a concentração conservadora.

Assim Dr. Alberto Woods Soares e amigos, líderes da Aliança Liberal convocaram os músicos e com a ajuda de músicos de Cachoeira do Campo e Ouro Preto, formaram em tempo recorde um conjunto para tocar em um comício já programado, sob a regência de Joaquim Luiz de Faria.

Logo a seguir foi convidado para a regência o grande maestro Tertuliano Silva, que aqui residia, o qual, em pouco tempo, transformou o conjunto em excelente Banda de Música. Desde então houveram vários maestros.

A Corporação, além da Banda de Música, manteve um coral, com 18 cantoras e a escola de aprendizagem, com ensino gratuito. Já gravou dois “Long-plays”, o primeiro em 1965, com tiragem de 1.500 discos, já esgotados e o segundo em 1984, com tiragem de 1.000 discos.

Tel.: (31) 3561-3050

Rua Henrique Michel, 163 - Boa Viagem

CEP 35.450-000 - Itabirito - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Saindo do ponto zero, Praça Dr. Guilherme, seguir a Rua João Pessoa, virar à direita na Rua Pio XII, à esquerda na Rua Presidente Kennedy, à esquerda novamente na Rua Artur Bernardes. No semáforo, cruzar a Avenida Queiroz Júnior e virar à direita na Praça Jacinto Costa Coelho e à esquerda na Rua Henrique Michel.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

São realizados ensaios da corporação e aulas de musicalização.

Acessibilidade