Formado pelo córrego do Saboeiro, a uma elevação de 897 metros, está a Queda d'água Cocho de Pedras, como é conhecida. Possui uma pequena queda em degraus de altura aproximada de 3 metros, rodeada por rochas quartzíticas, formando ao final, um lago para banho de pequena profundidade, em forma de cocho. Segundo os moradores mais antigos da região, o cocho ou lago formado pela cachoeira é artificial, sendo construído com o objetivo de ancorar o ouro de aluvião que descia sobre a areia no córrego. Após o lago, o curso d’água segue em corredeiras, formando vários poços ao longo de seu percurso. Além do cocho de pedras é possível encontrar outros saltos e lagos, subindo o córrego.

Estrada São Gonçalo do Bação, - Distrito São Gonçalo do Bação

CEP 35.450-000 - Itabirito - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Saindo da Praça da Estação, seguir pela Rua João Pessoa e contornar a Praça da bandeira. Seguir pela Avenida Queiroz Júnior, entrar à direita no Largo dos Imigrantes e seguir a MG-030 até final do asfalto. Virar à direita na placa indicativa para “São Gonçalo do Bação”, entrar na estrada ITA 300 e seguir por mais 5 km, em estrada não pavimentada. A entrada para a Queda d´água estará a direita da estrada ITA 300, após o Hotel Fazenda Caco de Cuia. Entrar à direta, atravessar um córrego e seguir por 200m. A entrada está à esquerda.

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Prática de caminhadas ecológicas e interpretativas, nado e acampamento.

Informações complementares

Ressalta-se que o atrativo não possui nenhum tipo de adaptação e sua acessibilidade é ruim.