Fundada em 06 de setembro de 1973 pelo então vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Boa Viagem em Itabirito, Padre Francisco Xavier Gomes. Em 1974, através de apresentação na televisão o coral foi convidado a participar da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil, filiando-se logo em seguida. Hoje, está em sua sede própria que é o antigo Museu do Ferro e a senzala, casarão do sec. XIII tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal e cedido pela Prefeitura Municipal de Itabirito à essa entidade. O coral possui atualmente mais de 250 componentes entre jovens e crianças. A admissão dos cantores é a partir de teste de teoria musical e técnica vocal. O coral possui também um grupo paralelo de flautistas chamados “Menestréis”, estes participam de aula de teoria musical, técnica vocal. O coral oferece aula de violão, flauta, tem aulas só para solistas e musicalização. Os Canarinhos de Itabirito têm suas atividades concentradas na liturgia católica. É um coro de vozes mistas. Desde 1976 o coral é filiado à Federação dos Meninos Cantores, uma das mais respeitadas do país e do mundo. Durante todos esses anos, o Coral vem divulgando o talento artístico dos jovens itabiritense com apresentações locais e cidades dos outros estados. Ainda dentro do Coral Canarinhos, há subgrupos: • Quarteto Sons da Terra, criado em 2003, formado por componentes do coral, possui um repertório variado. • Grupo de Flautas Doce Menestréis, grupo composto por 20 jovens que, com flautas integra as atividades do coral Canarinhos. • Pequenos Canarinhos, grupo formado apenas por crianças. • Camerata de Cordas Padre Xavier , possui 16 componentes, sendo seus instrumentos: violino, viola e violoncelo.

Tel.: (31) 3561-3869

Rua Matozinhos, 181 - Matozinhos

CEP 35.450-000 - Itabirito - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Saindo do ponto zero, Praça Dr. Guilherme, seguir a Rua João Pessoa. Na Praça da Bandeira, virar à direita na Rua Pio XII, à esquerda na Rua Presidente Kennedy, à esquerda novamente na Rua Artur Bernardes. No semáforo cruzar a Avenida Queiroz Júnior e virar à direita na Praça Jacinto Costa, à esquerda na Rua Henrique Michel. Seguir pela Rua João Gualberto de Lemos direto até a Ponta da Açucena, contorná-la e subir à Rua Matozinhos.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Auto-guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

São realizados ensaios dos coros do Coral Os Canarinhos de Itabirito, além de aulas de flauta, violão, violino e outros.

Acessibilidade