Localiza-se no terço médio de um vale seco, afluente da margem esquerda do vale do rio Peruaçu. Nos arredores da caverna predomina uma floresta mista, envolvendo espécies subcaducifólias e deciduais.

A lapa possui 140m de projeção horizontal e 13m de desnível. Constituída por um conduto único, retilíneo, desenvolvimento da caverna, que se encontra bloqueado por sedimentos químicos - espeleotemas. A entrada, na forma de abrigo, é ampla e foi utilizada pelos homens pré-históricos daí a presença de imponentes painéis rupestres. Acesso é feito após a transposição de blocos e espeleotemas abatidos. Apesar de ser constituída por conduto único, a caverna tem passagens secundárias, individualizadas por depósitos químicos do tipo colunas e escorrimentos. A largura média do conduto principal é 20m. Há estreitamento no terço final.

Os espeleotemas são expressivos na Lapa dos Desenhos. São freqüentes: colunas, estalactites, estalagmites, travertinos e escorrimentos.

O maior ponto de vulnerabilidade e fragilidade são os fabulosos painéis de arte rupestre pré-histórica e o sedimento do piso com potencialidade arqueológica, os quais se encontram na entrada. A Lapa dos Desenhos possui em seu interior alguns espeleotemas frágeis, como estalactites e estalagmites, travertinos, ninhos de pérolas e colunas.

BR 135, Km 155 - Comunidade do Fabião I

CEP - Itacarambi - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

A trilha de acesso não oferece grandes riscos ao visitante, porém, em época chuvosa pode se tornar escorregadia. Alguns trechos possuem forte inclinação, blocos soltos, drenagens sazonais e processos erosivos que dificultam o caminhamento. A travessia do rio Peruaçu pode ocasionar risco, especialmente na época de chuvas. Na entrada presença de transmissores de endemias como a leishmaniose.
A visita da Lapa dos Desenhos foi considerada de risco médio, uma vez que, em seu interior, existe zona escura, o que pode ser uma dificuldade para um visitante comum. Alguns pontos são especialmente perigosos, como os grandes espeleotemas da entrada da caverna. Este conjunto de espeleotemas incita o visitante a subir na busca de um melhor ângulo para observar e fotografar as pinturas rupestres, o que pode ocasionar acidentes.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Quem conhece as belezas naturais protegidas nas unidades de conservação federais é mais um aliado potencial do ICMBio na proteção deste patrimônio natural que é de todos os brasileiros.
O Instituto Chico Mendes está trabalhando para diversificar as atividades de ecoturismo e recreação oferecidas nos Parques Nacionais e em outras unidades de conservação. O objetivo final é oferecer em cada um dos Parques estrutura adequada ao número e ao perfil de visitantes que procura a unidade de conservação.
Para oferecer uma experiência que deixe no visitante uma impressão positiva, o ICMBio busca garantir aos visitantes/turistas condições e estrutura cada vez melhores nas unidades de conservação federais abertas à visitação.
Entre as ações em andamento estão melhorias e abertura de novas trilhas, reforma ou construção de centros de visitantes, áreas de camping e outras estruturas de apoio, instalação de sinalização e promoção de atividades como mergulho, canoagem, caminhadas, rafting, entre outras.

Tipo de visita

Guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Os maiores atrativos da Lapa dos Desenhos são os fabulosos painéis de arte rupestre pré-histórica que se encontram na entrada da caverna. No interior da gruta podem ser observados paleopisos e espeleotemas. As galerias oferecem algum atrativo, especialmente a visão que se tem do início da zona escura para o exterior.

Necessário autorização prévia

Todas as visitas ao Parque Nacional Cavernas do Peruaçu devem ser previamente agendadas junto à gestão da Unidade.
Você pode solicitar o agendamento através do email: cavernas.peruacu@icmbio.gov.br, devendo encaminhar o formulário de solicitação de agendamento preenchido. Verificaremos a disponibilidade da data proposta e retornaremos seu email, informando sobre a autorização.
Para acessar os atrativos do Parque é necessário a contratação de condutor, sendo um condutor para cada grupo de 8 pessoas. Na Lapa Bonita, cada condutor pode levar apenas 5 visitantes. A contratação e agendamento do condutor é responsabilidade do visitante.O visitante deve se identificar na sede do Parque, no Fabião I, onde encontrará com o condutor agendado, assinará o termo de conhecimento de normas e riscos e seguirá para os atrativos do Parque.

Informações complementares

O Peruaçu é um parque nacional diferenciado: possui grandes atrativos culturais, representados especialmente pelas pinturas rupestres muito conservadas em seus paredões; atrativos naturais nas grutas e cavernas impressionantes; geológicos que nos ensinam muito sobre a formação da Terra

Acessibilidade