Cartão postal de Itaguara, a tradição do artesanato em tear manual está servindo agora de exemplo para produtoras rurais de outras regiões e até de outros Estados. Além de ser uma alternativa de emprego e renda, a atividade de tecelagem em Itaguara chama a atenção pela criatividade na administração do grupo de artesãs. Um exemplo é a compra conjunta de material (linhas) para a fabricação das peças e o sistema de pagamento - em vez de dinheiro, elas usam o resultado do próprio trabalho.

O Centro de Artesanato Nica Vilela foi criado em 1990 em Itaguara e se tornou uma atividade geradora de renda e emprego para muitas mulheres das áreas rurais. Para valorizar o trabalho dessas mulheres, foi criada a Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Itaguara e Região, uma parceria entre a Secretaria de Trabalho, a Igreja Católica do município e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Tel.: (31) 3184-1572

Padre Geraldo Rodrigues, 40 - Dias

CEP 35.488-000 - Itaguara - MG

Informações úteis

Localização

Urbana

Pontos de referência

Passando pela rodovia que está indo ou voltando de Belo Horizonte fica em frente a primeira passarela da cidade, e para quem sai do centro da cidade fica no bairro dos Dias, próximo ao Posto Labareda.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Tipo de visita

Não guiada, Auto-guiada

Entrada

Franca

Métodos de pagamento

Cartão de crédito , Cartão de débito , Dinheiro

Atividades realizadas

Venda de produtos artesanais, experiência com o tear e outros artesanatos ou trabalhos manuais, que as artesãs fazem no local.

Métodos de pagamento

Cartão de crédito , Cartão de débito , Dinheiro

Acessibilidade