A Cachoeira das Crioulas tem uma queda de 30 metros de altura e que esconde uma gruta de aproximadamente 1000 metros de extensão e uma curiosa história: conta-se que a gruta era usada para os encontros furtivos entre os fazendeiros e suas escravas.

Povoado das Baixadas das Crioulas, -

CEP 35.820-000 - Itambé do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo da Prefeitura de Itambé, seguir em direção à entrada da cidade, virar a segunda rua à direita e subir a Rua do Triângulo, virar à esquerda na Rua da Calçada e seguir até o seu final; passando o mata-burro, entrar na estrada de terra que segue para o Povoado de Santana do Rio Preto (Cabeça de Boi), seguir por, aproximadamente, cinco quilômetros. É preciso deixar o carro para percorrer uma trilha de cerca de 700 metros. O local é de difícil acesso por causa da enorme pedra.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Recomenda-se o horário até as 17h devido ao longo percurso. Após esse horário pode comprometer a segurança do visitante por não ter iluminação do sol após esse horário.

Tipo de visita

Não guiada

Entrada

Franca

Atividades realizadas

Trekking, banho e contemplação.

Informações complementares

A Baixada das Crioulas para quem deseja realizar o percurso dentro da gruta, recomenda-se levar duas lanternas devido ao grande percurso.
Possui também muitas pedras onde a água da queda deságua, recomenda-se cuidado em épocas de cheia para se banhar.
O atrativo está na APA Morro da Pedreira e APA ITACURU.

Acessibilidade