A Cachoeira das Maçãs encontra-se no Complexo no Intancado em Cabeça de Boi, localizada a 7km do povoado. Sua formação rochosa é muito peculiar, com encontro de duas rochas com aspecto cisalhado e arbustos que nascem e sobressaem das rochas. Possui duas quedas, a maior com aproximadamente 10m com queda em um poço de extensão de 7m de largura e 13 m de comprimento, o poço alterna em duas profundidades, com uma lage submersa na metade do poço, com profundidade de 1m e a outra parte sem a lage possui uma profundidade de 7m. Devido a sua formação rochosa o banho é mais aconselhável na parte da manhã até as 12h, devido a posição do Sol, após esse horário o sol é tampado pelas rochas e as águas ficam em temperaturas mais frias.

Complexo do Intancado de Cabeça de Boi, s/n - Santana do Rio Preto (Povoado de Cabeça Boi)

CEP 35.820-000 - Itambé do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

Partindo de Cabeça de Boi siga a rua principal da cidade, pegue a estrada de terra sentido ao Complexo do Intancado, percorra 6km da estrada, em seguida entre em uma trilha que contorna o Rio Preto, atravesse uma pequena ponte e siga a trilha a direita sentido ao rio. A trilha tem aproximadamente 1km com alguns declives e mata densa, ao chegar ao atrativo no final da trilha passa-se por pedras grandes ate chegar ao poço, do qual tem que subir e descê-las com muita cautela, é preciso o uso das mãos para atravessar as pedras.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Espaço de uso público a única recomendação é permanecer no atrativo até as 17h, ou antes do pôr do Sol, devido a falta de luminosidade natural que pode dificultar o acesso e retorno do visitante. Outra recomendação é de não visitar o atrativo em períodos de chuva devido as ocorrências de tromba d'água na região.

Tipo de visita

Não guiada, Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$10,00

Atividades realizadas

Trekking, Banho e boulder ou psicoblock.

Informações complementares

A Cachoeira possui uma curiosidade, segundo os moradores ela possui esse nome devido a um visitante, morador de Itabira que tinha ido passear com um grupo de amigos em Cabeça de Boi e ao chegar na Cachoeira, ficaram com receio de entrar na água, por ser muito fria, o rapaz de Itabira encabulado com a situação, decidiu fazer uma brincadeira, pegou as maçãs do grupo e jogou no poço. Um ano depois o mesmo grupo retornou a cabeça de Boi e queria visitar a cachoeira novamente e não sabiam a referência, começaram então a perguntar ao povoado, até que um morador respondeu que era a Cachoeira das Maças e o nome ficou batizado desde esse dia.

Acessibilidade