Cachoeira do Encantado também conhecida como Cachoeira do Intancado, possui formações rochosas em lajeados compondo 4 eventos de queda, sendo sua maior queda com altura de 6 m e as demais em torno de 2 m a 4 m. Banhada pelo Rio Preto, formam poços e panelas ou tanques com profundidades diversas, rasas e muito profundas. O maior poço possui 10 m de profundidade e sua extensão chega 15 m x 15 m. A Cachoeira do Encantado faz divisa com o Parque Nacional da Serra do Cipó, sendo possível realizar travessias até o PARNA, com trilhas que dão acesso a outras cachoeiras da região.

Propriedade do Zé Grilo, s/n, NE - Santana do Rio Preto ( Povoado de Cabeça de Boi)

CEP 35.820-000 - Itambé do Mato Dentro - MG

Informações úteis

Localização

Rural

Pontos de referência

A Cachoeira do Encantado está a 6km do povoado de Cabeça de Boi e a 16km da cidade de Itambé do Mato Dentro.
Partindo de Cabeça de Boi, siga a rua principal sentido a estrada de terra de acesso ao Complexo do Intancado, quem está de gps ou mapa siga sentido noroeste, percorra a estrada de terra durante 6km, em seguida siga a pé uma trilha de 700m, seguindo o sentido do Rio Preto, que contorna a trilha e ao final chegará ao atrativo.

Horário de funcionamento

Horário de funcionamento

Observação sobre funcionamento

Espaço de uso público a única recomendação é permanecer no atrativo ate as 17h, ou antes do pôr do Sol, devido a falta de luminosidade natural que pode dificultar o acesso e retorno do visitante. Outra recomendação é de não visitar o atrativo em períodos de chuva devido as ocorrências de tromba d'água na região.

Tipo de visita

Auto-guiada, Guiada

Entrada

Paga

Valor: R$10,00

Atividades realizadas

Treeking, Travessias e banho.

Informações complementares

A Cachoeira está no Guia de Cachoeiras do Circuito Serra do Cipó e está nos limites da APA Itacurú.

Acessibilidade